Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26814
Título: Educação infantil: possibilidades metodológicas para a educação de crianças de 0 a 2 anos de idade
Título(s) alternativo(s): Early childhood education: methodological possibilities for the education of children from 0 to 2 years old
Autor(es): Ronden, Márcia
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino – Metodologia
Psicomotricidade
Active learning
Teaching – Methodology
Movement, Psychology of
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RONDEN, Márcia. Educação infantil: possibilidades metodológicas para a educação de crianças de 0 a 2 anos de idade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho aborda a preocupação com a formação e o desenvolvimento humano, e portanto, com a educação. Contudo, não basta o acesso do sujeito a uma instituição de educação, mas a uma que efetivamente garanta o seu desenvolvimento global. Nesse contexto, a etapa da Educação Infantil é um tema que tem sido evidenciado nas discussões dos últimos anos, visto que atualmente a infância adquiriu espaço e importância em nossa sociedade, assim tem­se voltado o olhar para questões fundamentais que implicam nessa etapa da educação, a exemplo destaca­se a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Entretanto, apesar dos progressos ser notórios na etapa da educação das crianças, através de leis e documentos oficiais, o que se observa é uma lacuna entre os avanços adquiridos e as práticas nas instituições, pois o trabalho em muitas instituições decorre da tradição histórica assistencialista que teve (e ainda tem) a Educação Infantil, com poucas perspectivas de desenvolvimento de um trabalho adequado e sem a preocupação com as atividades educativas e pedagógicas.
Abstract: This work addres the concern with training and human development, and therefore, with education. However, the subject's access to an educational institution is not enough, but one that effectively guarantees its global development. In this context, the stage of Early Childhood Education is a theme that has been highlighted in discussions in recent years, since childhood today has acquired space and importance in our society, thus looking at fundamental issues that imply in this stage of education, for example, children's learning and development stands out. However, despite the progress being noticeable in the stage of children's education, through laws and official documents, what is observed is a gap between the advances acquired and the practices in the institutions, since the work in many institutions derives from the historical assistance tradition that had (and still has) Early Childhood Education, with little prospect of developing an adequate job and without concern with educational and pedagogical activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26814
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
possibilidadesmetodologicaseducacaocriancas.pdf698,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.