Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805
Título: Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino
Título(s) alternativo(s): Learning difficulties and medicalization: analysis of the benefits and/or losses for children with learning deviations and implications regarding the use of teaching methods and technique
Autor(es): Souza, Letícia Meireles de
Orientador(es): Winter, Lairton Moacir
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Rendimento escolar
Crianças com distúrbios da aprendizagem
Learning strategies
Academic achievement
Learning disabled children
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Letícia Meireles de. Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho se propôs a analisar as possíveis interferências da medicalização e sua incidência em crianças que cursam o segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (quartos e quintos anos), vinculadas a casos de não aprendizagem no Município de Umuarama/PR. Para tanto, foram identificadas as principais dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, verificando em quais áreas elas mais se destacavam e quais as práticas pedagógicas executadas pelos docentes em suas aulas, bem como as técnicas e métodos indicados, visando o enfrentamento de tais desvios com o objetivo de superá-los.
Abstract: The aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into consideration the main learning difficulties identified in Portuguese and Mathematics, verifying in which areas they stood out the most, realizing which pedagogical practices were proposed by teachers in their classes, therefore the techniques and methods to be developed in order to face such learning difficulties in an attempt to overcome them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
medicalizacaobeneficiosprejuizosaprendizagem.pdf352,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.