Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790
Título: Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente
Título(s) alternativo(s): Becoming a teacher: possible paths between approaches and distances from the teaching experience
Autor(es): Gonçalves, Thaís Joana Tito
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Professores
Ambiente escolar
Experiência
Teachers
School environment
Experience
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GONÇALVES, Thaís Joana Tito. Tornar-­se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de versar sobre o processo de tornar-­se professor/a por meio da perspectiva da experiência como: atuante/não atuante na docência, considerando o sentido de experiência atribuído por Larrosa. E assim, pautando­-se por investigar o modo com que as ressonâncias e atravessamentos produzidas pelas experiências partilhadas no encontro de tais vivências, afetam e, mobilizam potências que direcionam a aproximações e distanciamentos quanto ao exercício docente. Este objetivo, direcionou a problemática ao seguinte questionamento: como tornar­-se professor/a diante de incertezas quanto ao exercício da docência, frente a um contexto que se mostra inóspito? Como referencial teórico, foi adotada a Filosofia da diferença, as políticas de subjetivação e os estudos dos filósofos contemporâneos e as investigações teóricas da educação no Brasil. Os quais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual utiliza­-se os estudos da cartografia, viabilizam a construção do pensamento reflexivo acerca da temática e objetivo propostos.
Abstract: This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
professorexperienciadocente.pdf894,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.