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Título: Livros didáticos de ciências e a nova base nacional comum curricular – uma análise nos manuais dos professores.
Título(s) alternativo(s): Science textbooks and the new common base national curriculum ­- an analysis in teachers' manuals
Autor(es): Santos, Natiely Quevedo dos
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Livros didáticos
Professores - Avaliação
Ciência - Estudo e ensino
Textbooks
Teachers - Rating of
Science - Study and teaching
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Natiely Quevedo dos. Livros didáticos de ciências e a nova base nacional comum curricular – uma análise nos manuais dos professores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a análise de manuais didáticos do professor da disciplina de Ciências, tratando­-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou dos princípios da análise de conteúdo. Tendo em vista que a escola desempenha papel fundamental para a formação dos cidadãos, pesquisas relacionadas a elas e a sua forma de organização são de fundamental importância. Sabendo que, durante o período escolar, são vários os conteúdos, organizados em disciplinas, desenvolvidos e aplicados por diferentes professores, que contribuem para a nossa formação, em especial, destacou-­se a disciplina de Ciências, pela qual, permitiu buscar uma maior compreensão de mundo e das relações existentes nele. Em sala de aula, para orientar e dar suporte aos vários conteúdos escolares, professores e alunos, geralmente, têm a sua disposição o livro didático acompanhado do seu referido manual do professor, ressaltando a importância da escolha desses materiais. Tendo em vista que, o ensino passa por constantes mudanças, considerou-­se pertinente a análise de doze manuais dos professores referentes aos doze livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e que estão disponíveis para uso no ano de 2020, investigando se estão organizados de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC que entrou em vigor em 2020, averiguando se, apresentam embasamento teórico sobre a base e informações pertinentes a ela, além de realizar uma reflexão com relação à maneira pela qual eles podem ou não auxiliar o professor em sala de aula, apresentando suas possibilidades e diferenciais relacionados à forma de ensinar. Desta maneira, após a análise dos doze manuais, constatou-­se que todos apresentam um embasamento teórico sobre a BNCC, explicitando o que seria e quais as mudanças ocorridas além de apresentarem as habilidades específicas contidas na base e que são pertinentes ao componente curricular da disciplina de Ciências. A maioria dos manuais apresentam as competências gerais e específicas para a disciplina de Ciências, auxiliando o professor na compreensão das mudanças ocorridas. Com o exposto, percebeu-­se que, os manuais e respectivos livros didáticos, estão alinhados à nova BNCC, e possuem um caráter fundamental no auxílio para a sua implementação, nos quais possibilitam ao professor, trabalhar os conteúdos levando em consideração as habilidades e competências elencadas neste documento.
Abstract: This work had as its theme the analysis of didactic manuals of the teacher of the Science discipline, being a qualitative research that used the principles of content analysis. Bearing in mind that the school plays a fundamental role in the education of citizens, research related to them and their form of organization are of fundamental importance. Knowing that, during the school period, there are several contents, organized in disciplines, developed and applied by different teachers, which contribute to our training, in particular, we highlight the discipline of Sciences, which allows us to seek a greater understanding of world and the relationships in it. In the classroom, to guide and support the various school contents, teachers and students usually have the textbook available with their teacher manual, emphasizing the importance of choosing these materials. In view of the fact that teaching is constantly changing, we consider it pertinent to analyze twelve teachers' manuals referring to the twelve Science textbooks approved by the National Textbook Program ­ PNLD, and which are available for use in 2020, investigating whether they are organized in accordance with the new National Common Curricular Base ­ BNCC, which came into force in 2020, ascertaining whether, they present a theoretical basis on the basis and information pertinent to it, in addition to conducting a reflection regarding the way in which they can or not helping the teacher in the classroom, presenting his possibilities and differentials related to the way of teaching. Thus, after analyzing the twelve manuals, we found that they all have a theoretical basis on the BNCC, explaining what would be and what changes occurred in addition to presenting the specific skills contained in the base and which are relevant to the curricular component of the Science discipline . Most of the manuals present general and specific skills for the Science discipline, helping the teacher to understand the changes that have occurred. With the above, it was realized that the manuals and respective textbooks are aligned with the new BNCC, and have a fundamental character in helping to implement them, in which they enable the teacher to work on the contents taking into account the skills and competences listed in this document.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26771
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