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Título: Um olhar sobre a inclusão e as práticas inclusivas para a alfabetização e letramento do autista
Título(s) alternativo(s): A look at inclusion and inclusive practices for literacy and literacy of the autistic
Autor(es): Silva, Suelen Palasson da
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Autismo em crianças
Autism in children
Inclusão escolar
Mainstreaming in education
Alfabetização
Literacy
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA. Suelen Palasson. Um olhar sobre a inclusão e as práticas inclusivas para a alfabetização e letramento do autista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho lança um olhar sobre a inclusão e sobre as práticas inclusivas para a alfabetização e letramento do autista. Apesar de as pessoas com autismo já frequentarem o sistema educacional, muitas vezes o ensino não levava em consideração suas especificidades, além de socialmente não desfrutarem de alguns direitos. Entretanto, com a Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, considera a pessoa com autismo como deficiente, podendo usufruir de políticas de inclusão anteriormente negadas. Pensando na educação, esta medida obriga que o sistema educacional ofereça suporte para este aluno conforme suas necessidades, o que implica na adaptação das aulas e acompanhamento de um tutor. Portanto, os métodos de ensino utilizados em sala de aula devem ser repensados para atender este aluno e, para tal, o professor deve ter uma formação continuada de qualidade, que possibilite ter conhecimento dos diferentes métodos de abordagem, para atender as especificidades, as quais o aluno apresenta. Essas reflexões foram possíveis por meio de um viés qualitativo das revisões bibliográficas utilizadas nesta pesquisa.
Abstract: The present work takes a look at the inclusion and the inclusive practices for the literacy and literacy of the autistic. Although people with autism already attend the educational system, teaching often did not take into account their specificities, in addition to socially not enjoying some rights. However, with Law 12.764, which institutes the National Policy for the Protection of the Rights of the Person with Autism Spectrum Disorder, considers the person with autism to be disabled, and can enjoy inclusion policies previously denied. Thinking about education, this measure requires the educational system to offer support to this student according to their needs, which implies the adaptation of classes and monitoring by a tutor. Therefore, the teaching methods used in the classroom must be rethought to serve this student and, for this, the teacher must have a continuous quality education, which allows knowledge of the different methods of approach, to meet the specificities, which the student presents. These reflections were possible through a qualitative bias of the bibliographic reviews used in this research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26758
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