Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26706
Título: Projeto de um oxímetro com sensor de orelha utilizando o método reflexivo
Título(s) alternativo(s): Design of an oximeter with an ear sensor using the reflective method
Autor(es): Gnatkovski, Victor Hugo Celoni
Orientador(es): Monteiro, André Luiz Regis
Palavras-chave: Batimento cardíaco
Detectores
Microcontroladores
Engenharia de protótipos
Heart beat
Detectors
Microcontrollers
Prototypes, Engineering
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GNATKOVSKI, Victor Hugo Celoni. Projeto de um oxímetro com sensor de orelha utilizando o método reflexivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: O oxímetro de pulso e um equipamento médico utilizado para monitoramento da saturação de oxigênio no sangue (S pO2) utilizando a técnica de fotopletismografia. A maioria dos oxímetros são projetados para serem utilizados em regiões periféricas como dedo ou lóbulo da orelha. Porém, estes locais estão sujeitos a problemas externos que podem acarretar em ruídos e imprecisões. Em tentativa de sobrepor estes problemas, foi projetado um protótipo de oxímetro de método reflexivo para utilização na concha da orelha como local alternativo para medição da saturação de oxigênio. O protótipo foi desenvolvido com a utilização do sensor MAX30100 e do microcontrolador ESP8266 e os testes foram realizados em comparação com um oxímetro comercial. Os resultados indicaram que a concha da orelha pode ser uma alternativa viável para obtenção da saturação de oxigênio.
Abstract: The pulse oximeter is a medical device used to monitor blood oxygen saturation (S pO2) using the photoplethysmography technique. Most oximeters are designed to be used in peripheral regions such as a finger or earlobe. However, these locations are subject to external problems that can result in noise and inaccuracies. In an attempt to overcome these problems, a reflective method oximeter prototype was designed for use in the ear shell as an alternative site for measuring oxygen saturation. The prototype was developed using the MAX30100 sensor and the ESP8266 microcontroller and the tests were carried out in comparison with a commercial oximeter. The results indicated that the ear concha may be a viable alternative for obtaining oxygen saturation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26706
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oximetroorelhametodoreflexivo.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.