Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26564
Título: | Impactos socioambientais na região dos Campos Gerais: o caso da represa do Alagados na perspectiva de estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Socio-environmental impacts in the Campos Gerais region: the case of the Alagados dam from the students perspective |
Autor(es): | Vargenski, Priscila |
Orientador(es): | Sauer, Elenise |
Palavras-chave: | Geografia - Estudo e ensino Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Impacto ambiental Educação ambiental Geography - Study and teaching Active learning Teaching - Methodology Environmental impact statements Environmental education |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | VARGENSKI, Priscila. Impactos socioambientais na região dos Campos Gerais: o caso da represa do Alagados na perspectiva de estudantes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | Atualmente, a civilização tem cravado marcos insustentáveis de desenvolvimento, levando a acentuada degradação da natureza. No presente trabalho, ampliou-se a capacidade de reflexão dos estudantes acerca dos impactos ambientais acometidos na represa do Alagados no município de Ponta Grossa/PR. O objetivo geral da pesquisa foi sensibilizar estudantes em relação aos impactos socioambientais, na perspectiva do ensino de geografia, numa metodologia de sala de aula invertida voltada à educação ambiental. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e exploratória, e os procedimentos metodológicos foram realizados em oito momentos: 1º momento - iniciando com um questionário; 2º momento - trabalhando temas referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por meio da aula expositiva; 3º momento - apresentando slides com imagens e vídeos acerca do assunto abordado; 4º momento - listagem resumo contendo impactos positivos e negativos; 5º momento - discussão dialética; 6º momento - textos como material de apoio; 7º momento - pesquisa de temas voltados a impactos ambientais; e 8º momento - finalizando com um questionário. A prática foi desenvolvida em um colégio da rede estadual de Ponta Grossa/PR, com estudantes cursando o 1º ano do ensino médio, com a utilização de tecnologias digitais como o Google Classroom, o Google Meet e grupos de WhatsApp. Os resultados permitiram identificar, a partir da análise realizada, as concepções dos estudantes em relação à ocupação irregular, ao uso excessivo do solo, ao desmatamento, à pesca exploratória, às queimadas, aos lixos depositados a céu aberto e à falta da rede de esgotos e suas relações com as questões sociais da ciência e da tecnologia. A represa concentra vários impactos ambientais visíveis e passíveis de discussão, que são abordados na proposta para que educadores possam utilizar com seus estudantes ou em contextos que apresentam realidades semelhantes aos quais o município enfrenta. Em síntese, os resultados foram positivos ao esperado pela pesquisadora, a sensibilização e a preocupação do desenvolvimento da pesquisa permitiram elaborar um produto educacional que apresenta procedimentos metodológicos, a partir da problemática envolvendo a represa do Alagados. |
Abstract: | Currently, civilization has set unsustainable development milestones, leading to severe degradation of nature. In the present work, the students' capacity of reflection about the environmental impacts of the Alagados Dam in the city of Ponta Grossa/PR was increased. The general objective of the research was to make students aware of the socio-environmental impacts from the perspective of geography teaching in an inverted classroom methodology focused on environmental education. The methodology used was qualitative and exploratory in nature, and the methodological procedures were carried out in eight stages: 1st moment - beginning with a questionnaire; 2nd moment - working on themes related to the National Curriculum Parameters (PCN), through an expositive class; 3rd moment - presenting slides with images and videos about the subject; 4th moment - summary list containing positive and negative impacts; 5th moment - dialectical discussion; 6th moment - texts as supporting material; 7th moment - research on themes related to environmental impacts; and 8th moment - ending with a questionnaire. The practice was developed in a state school in Ponta Grossa/PR, with students in their first year of high school, using digital technologies such as Google Classroom, Google Meet, and WhatsApp groups. The results allowed us to identify, from the analysis performed, the students' conceptions regarding irregular occupation, excessive land use, deforestation, exploratory fishing, burning, open dumps, and the lack of a sewage system, and their relations with the social issues of science and technology. The reservoir concentrates several visible and debatable environmental impacts, which are addressed in the proposal for educators to use with their students or in contexts that present similar realities to those faced by the municipality. In summary, the results were positive as expected by the researcher, the awareness and concern of the development of the research allowed the elaboration of an educational product that presents methodological procedures, starting from the problematic involving the Alagados Dam. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Impactos socioambientais na represa do Alagados: a perspectiva de uma educadora em sala de aula |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26564 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
impactossocioambientaisregiaocamposgerais.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
impactossocioambientaisrepresaalagados_produto.pdf | 7,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons