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Título: Sistema de acionamento eletrônico da embreagem aplicado em motocicleta
Título(s) alternativo(s): Motorcycle electronic clutch drive system
Autor(es): Mykytczuk Júnior, Jonas Cristiano
Orientador(es): Przybysz, Aldo
Palavras-chave: Motocicletas
Motores
Engenharia mecânica
Motorcycles
Motors
Mechanical engineering
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: MYKYTCZUK JÚNIOR, Jonas Cristiano. Sistema de acionamento eletrônico da embreagem aplicado em motocicleta. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta a metodologia para o desenvolvimento de um sistema de acionamento eletrônico de embreagem para motocicleta, tendo como objetivo a diminuição da força necessária para o movimento do manete de embreagem. A maioria dos sistemas de embreagem empregados em motocicletas utilizam a força aplicada ao manete para tensionar um cabo de aço que interage no disco de embreagem. Menos comum, há também sistemas de embreagem hidráulica. Ambos podem ser considerados defasados, se comparados à tecnologias embarcadas em veículos atuais. Estes sistemas geram desgastes mecânicos, devido ao atrito gerado por inúmeros ciclos de acionamento, uma vez que operam em ambiente robusto, com umidade e sujeira. Tais condições podem causar esforço físico demasiado pelo piloto, gerando tendinites, devido ao acionamento pesado dos sistemas convencionais. O sistema eletrônico apresentado, utiliza um servomotor, para tensionamento do cabo de aço, que é comandado pelo usuário através do manete de embreagem. A resistência mecânica do manete pode ser considerada nula, pois trata-se apenas do esforço para girar um potenciômetro acoplado ao seu eixo. Dessa forma, ao acionar o manente, um sinal analógico é enviado à um sistema microprocessado, que por sua vez, aciona o servomotor, controlando o movimento do cabo do sistema de embreagem. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do sistema é apresentada, desde o desenvolvimento dos componentes necessários em ferramentas computacionais, até a fabricação dos mesmos, via manufatura aditiva. Ainda, a lógica da programação do sistema microcontrolado é apresentada e por fim, a instalação dos equipamentos do sistema na motocicleta, bem como sua calibração, é descrita. Os resultados apresentados pelo sistema foram conforme o projetado, sendo que a força necessária para o acionamento do manete de embreagem foi drasticamente reduzida. Foram realizados testes, tanto na oficina da universidade quanto em campo para validação final do projeto, bem como da metodologia.
Abstract: This work presents the methodology for the development of an electronic motorcycle clutch system, aiming to reduce the force required for the movement of the clutch lever. The vast majority of clutch systems employed on motorcycles utilize the force applied to the lever to tension a wire rope that interacts with the clutch disc. Less common, there are also hydraulic clutch systems. Both can be considered lagged compared to technologies embedded in today's vehicles. These systems generate mechanical wear due to the friction generated by numerous drive cycles as they operate in a rugged environment with humidity and dirt. Such conditions can cause too much physical effort by the pilot, leading to tendonitis due to heavy drive of conventional systems. The electronic system presented uses a servomotor for tensioning the wire rope, which is controlled by the user through the clutch lever. The mechanical resistance of the lever can be considered null, as it is only the effort to turn a potentiometer attached to its axis. Thus, when activating the head, an analog signal is sent to a microprocessor system, which in turn drives the servomotor, controlling the movement of the clutch system cable. The methodology used for the development of the system is presented, from the development of the necessary components in computational tools, to their manufacture, through additive manufacturing. Also, the logic of programming the microcontrolled system is presented and finally, the installation of system equipment on the motorcycle, as well as its calibration, is described. The results presented by the system were as projected, and the force required to actuate the clutch lever was drastically reduced. Tests were carried out both at the university workshop and in the field for final validation of the project as well as the methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26334
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