Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250
Título: | Realidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Reality and expectations of access to higher education of students in public education of a school in Grande São Paulo |
Autor(es): | Ribeiro, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes |
Orientador(es): | Cedran, Jaime da Costa |
Palavras-chave: | Ensino - Orientação profissional Escolas públicas Ensino superior Teaching - Vocacional guidance Public schools Education, Higher |
Data do documento: | 12-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | RIBEIRO, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes. Realidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender e destacar alguns dos desafios enfrentados por estudantes de uma escola pública da Grande São Paulo. Para tanto usouse uma abordagem predominantemente qualitativa, a partir de uma pesquisa semiestruturada realizada em um grupo focal, ou seja, alunos de 3º anos. A passagem do educando pelo ensino médio é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço fisico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade seja ela pública ou privada, além da falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade muitas vezes distante para a maioria desses educandos. |
Abstract: | Thiswork aims to understand and highlight some of the challenges faced by students at a public school in Greater São Paulo. For this purpose, a predominantly qualitative approach was used, based on a semistructured research carried out in a focus group, thatis, 3rd year students. The passage of the student through high school is permeated by difficulties, among which stand out the lack of structure and resources, the lack of interest of the students, whether due to physical tiredness or the lack of perspectives for the future. Nevertheless, the distance from the university, whether public or private, in addition to the lack of dissemination of existing opportunities, makes higher education a reality often distant for most of these students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acessoensinosuperiorpublico.pdf | 855,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.