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Título: Controle interno de uma cooperativa de crédito: um estudo baseado na compreensão dos colaboradores
Título(s) alternativo(s): Internal control of a credit cooperative: a study based on employee understanding
Autor(es): Vieira, Katia Lehnhard Poleto
Orientador(es): Rubbo, Priscila
Palavras-chave: Auditoria interna
Controladoria
Cooperativas de crédito
Auditing, Internal
Controllership
Banks and banking, Cooperative
Data do documento: 14-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VIEIRA, Katia Lehnhard Poleto. Controle interno de uma cooperativa de crédito: um estudo baseado na compreensão dos colaboradores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Para um controle interno eficaz é necessário agir e trabalhar com transparência embasado em um sistema de gestão de qualidade. O controle interno é composto de ações que permeiam as atividades de gestão de uma cooperativa com o intuito de gerenciar, planejar, dirigir e monitorar toda e qualquer atividade. Para tal objetivou-se identificar a relevância dos controles internos de uma Cooperativa de Crédito a partir da percepção dos seus colaboradores. Foi utilizado a metodologia de pesquisa quantitativa, com utilização de questionário estruturado, com total de 14 entrevistados. Conclui-se que a atuação do controle interno é eficaz, mas alguns pontos precisam ser melhorados; como a explicação de forma mais clara a todos os colaboradores, mesmo para os que compreendem o seu contexto melhorando o processo de comunicação, enfatizando a sua relevância. Esses pontos asseguram maior confiabilidade do serviço. Frisa-se que o processo de comunicação está apresentando alguns pequenos déficits e precisam ser corrigidos.
Abstract: For effective internal control it is necessary to act and work with transparency based on a quality management system. Internal control is surrounded by actions that permeate the management activities of a cooperative in order to manage, plan, direct and monitor any and all activities. To this end, the objective was to identify the relevance of internal controls of a Credit Cooperative from the perception of its employees. The quantitative research methodology was used, using a structured questionnaire, with a total of fourteen interviewees. We conclude that the internal control performance is effective, but some points need to be improved; as the clearest explanation to all employees, even those who understand their context, improving the communication process, emphasizing its relevance. These points ensure greater service reliability. lt is emphasized that the communication process is presenting some small deficits and need to be corrected.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26231
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