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Título: Análise de dinâmica veicular do protótipo Baja SAE da equipe Londribaja
Título(s) alternativo(s): Vehicle dynamics analysis of the Londribaja team's Baja SAE prototype
Autor(es): Pereira, Diego Henrique Rodrigues
Orientador(es): Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza
Palavras-chave: Veículos off-road
Automóveis - Dinâmica
Automóveis - Molas e suspensão
Off-road vehicles
Automobiles - Dynamics
Automobiles - Springs and suspension
Data do documento: 23-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PEREIRA, Diego Henrique Rodrigues. Análise de dinâmica veicular do protótipo Baja SAE da equipe Londribaja. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2021.
Resumo: Durante as competições baja SAE, notou-se que o veículo/projeto Baja da equipe Londribaja tinha algumas deficiências em relação ao subsistema Suspensão, possibilitando também observar que os pontos fracos da suspensão eram as análises dinâmicas e os projetos cinemáticos, pois a equipe não desenvolveu nenhum estudo aplicado, a partir de softwares e também não efetuando a parte analítica com muita precisão nos cálculos. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver e/ou melhorar o sistema de suspensão, realizando assim alterações nos pneus, amortecedores, molas, mangas de eixo, bandejas, geometrias de suspensão, centro de massa, eixo de rolagem, sistema de direção. Para poder realizar as melhorias necessárias é preciso utilizar cálculos dinâmicos e estáticos, analiticamente e por meio de softwares comparando com os protótipos anteriores.
Abstract: During the BAJA Racing SAE competitions, it was noticed that the vehicle/project of the Londribaja BAJA BAJA Racing had some deficiencies related to the suspension subsystem, allowing also to observe that the weak points of the suspension were the dynamic analysis and the kinematic designs, because the team did not develop any applied study, using software and also not performing the analytical part with much precision in the calculations. Therefore, the present work has the objective of developing and/or improving the suspension system, making changes on tires, shock absorbers, springs, axle sleeves, trays, suspension geometry, center of mass, rolling axis, and steering system. To be able to perform the necessary improvements it is necessary to use dynamic and static calculations, analytically and through software comparing with previous prototypes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26222
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