Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26210
Título: Plantas medicinais e óleos essenciais: uma sequência didática para o tema funções orgânicas no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Medicinal plants and essential oils: a teaching sequence for the theme organic functions in high school
Autor(es): Ledur, Solangela Menegol
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Ensino – Metodologia
Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Teaching – Methodology
Active learning
Learning strategies
Data do documento: 9-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEDUR, Solangela Menegol. Plantas medicinais e óleos essenciais: uma sequência didática para o tema funções orgânicas no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: Melhorar a realidade do ensino de Química na Educação Básica é desafio contínuo, por isso, a proposição de estratégias de ensino que permitam o efetivo aprendizado e a sua integração com a vida dos sujeitos deve ser encorajada. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo propor uma sequência didática como recurso metodológico, a partir da temática das plantas medicinais e óleos essenciais, para dar suporte à compreensão e à contextualização do conteúdo de funções orgânicas no Ensino Médio. A sequência didática produzida foi composta de cinco unidades, com atividades diversificadas, seguindo-se os pressupostos metodológicos de Zabala (1998). Para a avaliação do material elaborado, esse foi disponibilizado a professores do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu (PR), acompanhado de um questionário estruturado com questões objetivas e dissertativas. A avaliação das respostas dissertativas empregou a análise de conteúdo de Bardin (1977). À luz do produto educacional obtido e de estudos envolvendo sequências didáticas, é possível considerar que a implementação de propostas pedagógicas, cujas metodologias colocam os estudantes como agentes no processo de aprendizagem e consideram distintas perspectivas relacionadas aos objetos de ensino, no caso plantas medicinais e óleos essenciais, é salutar e oportuniza condições de aprendizagem reforçadas pelo significado e pela proximidade cotidiana do tema. Os resultados deste estudo indicam que a elaboração e o desenvolvimento de sequências didáticas permitem que o professor se torne pesquisador de sua própria prática, uma vez que desempenha papel de articulador, organizador, incentivador e mediador no fazer docente, ao mesmo tempo em que insere o estudante na centralidade do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Improving the reality of teaching chemistry in basic education is an ongoing challenge. Therefore, the proposition of teaching strategies that allow effective learning and its integration with the subjects, lives should be encouraged. This research aimed to propose a didactic sequence as a methodological resource using the theme of medicinal plants and essential oils to support the understanding and contextualization of the content of organic functions in high school. The didactic sequence produced was composed of five units comprising diversified activities following the methodological assumptions of Zabala (1998). For the evaluation of the material produced, it was made available to teachers at the Regional Center of Foz do Iguaçu-PR accompanied by a structured questionnaire with objective and dissertation questions. The evaluation of the essay responses used the content analysis of Bardin (1977). In the light of the educational product obtained and of studies involving didactic sequences, it can be considered that the implementation of pedagogical proposals, whose methodologies place students as agents in the learning process and consider different perspectives related to teaching objects, in this case medicinal plants and essential oils they are healthy and provide learning conditions reinforced by the meaning and daily proximity of the theme. The results of this study indicate that the elaboration and development of didactic sequences give the teacher the perspective of becoming a researcher of his own practice, since he plays the role of articulator, organizer, encourager and mediator in making the classroom, at the same time. time that puts the student at the center of the teaching and learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26210
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plantasmedicinaisoleosessenciais.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons