Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLedur, Solangela Menegol-
dc.date.accessioned2021-10-21T22:13:43Z-
dc.date.available2021-10-21T22:13:43Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.citationLEDUR, Solangela Menegol. Plantas medicinais e óleos essenciais: uma sequência didática para o tema funções orgânicas no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26210-
dc.description.abstractImproving the reality of teaching chemistry in basic education is an ongoing challenge. Therefore, the proposition of teaching strategies that allow effective learning and its integration with the subjects, lives should be encouraged. This research aimed to propose a didactic sequence as a methodological resource using the theme of medicinal plants and essential oils to support the understanding and contextualization of the content of organic functions in high school. The didactic sequence produced was composed of five units comprising diversified activities following the methodological assumptions of Zabala (1998). For the evaluation of the material produced, it was made available to teachers at the Regional Center of Foz do Iguaçu-PR accompanied by a structured questionnaire with objective and dissertation questions. The evaluation of the essay responses used the content analysis of Bardin (1977). In the light of the educational product obtained and of studies involving didactic sequences, it can be considered that the implementation of pedagogical proposals, whose methodologies place students as agents in the learning process and consider different perspectives related to teaching objects, in this case medicinal plants and essential oils they are healthy and provide learning conditions reinforced by the meaning and daily proximity of the theme. The results of this study indicate that the elaboration and development of didactic sequences give the teacher the perspective of becoming a researcher of his own practice, since he plays the role of articulator, organizer, encourager and mediator in making the classroom, at the same time. time that puts the student at the center of the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titlePlantas medicinais e óleos essenciais: uma sequência didática para o tema funções orgânicas no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeMedicinal plants and essential oils: a teaching sequence for the theme organic functions in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoMelhorar a realidade do ensino de Química na Educação Básica é desafio contínuo, por isso, a proposição de estratégias de ensino que permitam o efetivo aprendizado e a sua integração com a vida dos sujeitos deve ser encorajada. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo propor uma sequência didática como recurso metodológico, a partir da temática das plantas medicinais e óleos essenciais, para dar suporte à compreensão e à contextualização do conteúdo de funções orgânicas no Ensino Médio. A sequência didática produzida foi composta de cinco unidades, com atividades diversificadas, seguindo-se os pressupostos metodológicos de Zabala (1998). Para a avaliação do material elaborado, esse foi disponibilizado a professores do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu (PR), acompanhado de um questionário estruturado com questões objetivas e dissertativas. A avaliação das respostas dissertativas empregou a análise de conteúdo de Bardin (1977). À luz do produto educacional obtido e de estudos envolvendo sequências didáticas, é possível considerar que a implementação de propostas pedagógicas, cujas metodologias colocam os estudantes como agentes no processo de aprendizagem e consideram distintas perspectivas relacionadas aos objetos de ensino, no caso plantas medicinais e óleos essenciais, é salutar e oportuniza condições de aprendizagem reforçadas pelo significado e pela proximidade cotidiana do tema. Os resultados deste estudo indicam que a elaboração e o desenvolvimento de sequências didáticas permitem que o professor se torne pesquisador de sua própria prática, uma vez que desempenha papel de articulador, organizador, incentivador e mediador no fazer docente, ao mesmo tempo em que insere o estudante na centralidade do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024583041932204pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1880-4376pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629436606338676pt_BR
dc.contributor.referee3Friedrich, Leidi Cecilia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4203-4324pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076572370836291pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plantasmedicinaisoleosessenciais.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons