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Título: Perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal e a cerveja tradicional
Título(s) alternativo(s): Consumer profile and its emotional relationship with craft beer and traditional beer
Autor(es): Steinbach, Juliana
Orientador(es): Burgardt, Vânia de Cássia da Fonseca
Palavras-chave: Cerveja
Bebidas alcoólicas - Sabor e aroma
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
Beer
Alcoholic beverages - Flavor and odor
Consumer behavior
Market segmentation
Data do documento: 13-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: STEINBACH, Juliana. Perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal e a cerveja tradicional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Resumo: A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, por isso há grande interesse científico acerca desse produto e de seus correlatos, com destaque para o segmento artesanal. O estilo artesanal é diferenciado em termos de processo, de características sensoriais e também de consumidor, o qual possui maior envolvimento com o produto. A partir do exposto, o presente estudo busca estabelecer o perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal comparada a versão tradicional, e também entender os não consumidores do produto. Os dados foram obtidos através de questionário, aplicado online, com 195 consumidores e não consumidores de todo país, distribuídos em categorias de idade e equacionado entre gêneros. Os consumidores de estilo artesanal são principalmente homens, as mulheres tem cerca de 64% a menos de chance de consumirem este estilo. Este grupo de consumidores tende a ter faixa etária, grau de escolaridade e renda maior que os demais. Os consumidores de cerveja artesanal se concentram no Sul do país, e nessa mesma região é observada a menor taxa de não consumidores de cerveja, enquanto a região Sudeste apresentam um equilíbrio entre consumidores de cerveja artesanal, tradicional e não consumidores. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste tem seu consumo focado na cerveja tradicional e relatam dificuldades de acesso a cerveja artesanal. A partir das atitudes de consumo foi possível diferenciar claramente os grupos de consumidores. Os consumidores de artesanal demostram preferência por cervejas mais amargas, exóticas, com um sabor forte e encorpado, buscando alta qualidade e autenticidade, bebem com mais frequência sendo o prazer o principal motivador do consumo. Os consumidores de cerveja tradicional, por outro lado, buscam cervejas conhecidas e fáceis de beber, levando em conta facilidade de encontrar e preço. O gênero também tem influência nas atitudes do consumidor. O alto preço, juntamente com o sabor mais forte e por vezes exótico, são os principais motivos desse grupo consumir pouco ou mesmo não consumir a cerveja artesanal. Os não consumidores de nenhum estilo de cerveja também relatam o sabor do produto como barreira de consumo. As associações emocionais aos produtos em geral são positivas, com exceção ao grupo de não consumidores que apresentam uma relação negativa com o produto. Essas informações podem contribuir para segmento cervejeiro realizar adequações em seus produtos e formas de se relacionar com o consumidor para maximizar a experiência de consumo.
Abstract: Beer is the most consumed alcoholic beverage in the world, so there is great scientific interest in this product and its correlates, especially in the artisanal segment. The craft style is differentiated in terms of process, sensory and consumer characteristics, which has great involvement with the product. From the above, this study seeks to establish the consumer profile and their emotional relationship with craft beer compared to the traditional version, and also understand the nonconsumers of the product. Data were obtained through a questionnaire, applied online, with 195 consumers and non-consumers from all over the country, distributed in age categories and equated between genders. Craft style consumers are mainly men, women have about 64% less chance of consuming this style. This group of consumers tends to have a higher age group, education level and income than the others. Craft beer consumers are concentrated in the South of the country, and in this same region the lowest rate of non-beer consumers is observed, while the Southeast region presents a balance between consumers of craft beer, traditional and non-consumers. The Midwest, North and Northeast regions have their consumption focused on traditional beer and report difficulties in accessing craft beer. Based on consumer attitudes, it was possible to clearly differentiate consumer groups. Craft beer consumers show preference for more bitter, exotic beers, with a strong and full-bodied flavor, seeking high quality and authenticity, they drink more often, with pleasure being the main driver of consumption. Traditional beer consumers, on the other hand, look for familiar and easy-to-drink beers, taking into account ease of finding and price. The high price, together with the stronger and sometimes exotic flavor, are the main reasons for this group to consume little or not to consume craft beer. Non-consumers of any beer style also report product taste as a barrier to consumption. Emotional associations to products are generally positive, with the exception of the group of non-consumers who have a negative relationship with the product. This information can help the brewing segment to make adjustments to its products and ways of relating to the consumer to maximize the consumption experience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26113
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