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dc.creatorSteinbach, Juliana-
dc.date.accessioned2021-10-06T13:32:01Z-
dc.date.available2022-08-28-
dc.date.available2021-10-06T13:32:01Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationSTEINBACH, Juliana. Perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal e a cerveja tradicional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26113-
dc.description.abstractBeer is the most consumed alcoholic beverage in the world, so there is great scientific interest in this product and its correlates, especially in the artisanal segment. The craft style is differentiated in terms of process, sensory and consumer characteristics, which has great involvement with the product. From the above, this study seeks to establish the consumer profile and their emotional relationship with craft beer compared to the traditional version, and also understand the nonconsumers of the product. Data were obtained through a questionnaire, applied online, with 195 consumers and non-consumers from all over the country, distributed in age categories and equated between genders. Craft style consumers are mainly men, women have about 64% less chance of consuming this style. This group of consumers tends to have a higher age group, education level and income than the others. Craft beer consumers are concentrated in the South of the country, and in this same region the lowest rate of non-beer consumers is observed, while the Southeast region presents a balance between consumers of craft beer, traditional and non-consumers. The Midwest, North and Northeast regions have their consumption focused on traditional beer and report difficulties in accessing craft beer. Based on consumer attitudes, it was possible to clearly differentiate consumer groups. Craft beer consumers show preference for more bitter, exotic beers, with a strong and full-bodied flavor, seeking high quality and authenticity, they drink more often, with pleasure being the main driver of consumption. Traditional beer consumers, on the other hand, look for familiar and easy-to-drink beers, taking into account ease of finding and price. The high price, together with the stronger and sometimes exotic flavor, are the main reasons for this group to consume little or not to consume craft beer. Non-consumers of any beer style also report product taste as a barrier to consumption. Emotional associations to products are generally positive, with the exception of the group of non-consumers who have a negative relationship with the product. This information can help the brewing segment to make adjustments to its products and ways of relating to the consumer to maximize the consumption experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectBebidas alcoólicas - Sabor e aromapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectBeerpt_BR
dc.subjectAlcoholic beverages - Flavor and odorpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectMarket segmentationpt_BR
dc.titlePerfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal e a cerveja tradicionalpt_BR
dc.title.alternativeConsumer profile and its emotional relationship with craft beer and traditional beerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, por isso há grande interesse científico acerca desse produto e de seus correlatos, com destaque para o segmento artesanal. O estilo artesanal é diferenciado em termos de processo, de características sensoriais e também de consumidor, o qual possui maior envolvimento com o produto. A partir do exposto, o presente estudo busca estabelecer o perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal comparada a versão tradicional, e também entender os não consumidores do produto. Os dados foram obtidos através de questionário, aplicado online, com 195 consumidores e não consumidores de todo país, distribuídos em categorias de idade e equacionado entre gêneros. Os consumidores de estilo artesanal são principalmente homens, as mulheres tem cerca de 64% a menos de chance de consumirem este estilo. Este grupo de consumidores tende a ter faixa etária, grau de escolaridade e renda maior que os demais. Os consumidores de cerveja artesanal se concentram no Sul do país, e nessa mesma região é observada a menor taxa de não consumidores de cerveja, enquanto a região Sudeste apresentam um equilíbrio entre consumidores de cerveja artesanal, tradicional e não consumidores. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste tem seu consumo focado na cerveja tradicional e relatam dificuldades de acesso a cerveja artesanal. A partir das atitudes de consumo foi possível diferenciar claramente os grupos de consumidores. Os consumidores de artesanal demostram preferência por cervejas mais amargas, exóticas, com um sabor forte e encorpado, buscando alta qualidade e autenticidade, bebem com mais frequência sendo o prazer o principal motivador do consumo. Os consumidores de cerveja tradicional, por outro lado, buscam cervejas conhecidas e fáceis de beber, levando em conta facilidade de encontrar e preço. O gênero também tem influência nas atitudes do consumidor. O alto preço, juntamente com o sabor mais forte e por vezes exótico, são os principais motivos desse grupo consumir pouco ou mesmo não consumir a cerveja artesanal. Os não consumidores de nenhum estilo de cerveja também relatam o sabor do produto como barreira de consumo. As associações emocionais aos produtos em geral são positivas, com exceção ao grupo de não consumidores que apresentam uma relação negativa com o produto. Essas informações podem contribuir para segmento cervejeiro realizar adequações em seus produtos e formas de se relacionar com o consumidor para maximizar a experiência de consumo.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Burgardt, Vânia de Cássia da Fonseca-
dc.contributor.advisor-co1Machado-Lunkes, Alessandra-
dc.contributor.referee1Prado, Naimara Vieira do-
dc.contributor.referee2Daltoé, Marina Leite Mitterer-
dc.contributor.referee3Burgardt, Vânia de Cássia da Fonseca-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
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