Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020
Título: Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
Título(s) alternativo(s): Continued education in a proposal of the use of active methodologies in a creative learning perspective
Autor(es): Gonçalves, Franciane Braga Machado
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Prática de ensino
Professores - Formação
Active learning
Creative activities and seat work
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Learning strategies
Student teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GONÇALVES, Franciane Braga Machado. Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta dissertação trata de uma pesquisa sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de ciências com a implementação de um curso de formação continuada para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se para tal uma sequência didática adaptada ao ensino remoto para o quinto ano do ensino fundamental sob a perspectiva da aprendizagem criativa. O objetivo da pesquisa foi o de identificar de que forma fatores como o conhecimento das abordagens de ensino, o papel da metacognição e da experiência, que permeiam a utilização de metodologias ativas, (MORAN, 2018; MIZUKAMI, 1986; ROSA,2014; TEIXEIRA,1987; RESNICK, 2017) impactam na escolha dos docentes para o emprego de metodologias ativas em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo partiu da implementação do curso de qualificação docente em ambiente virtual com a participação de treze professores dos anos iniciais do ensino fundamental das redes pública municipal e particular que atuam no município de Ponta Grossa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas, além de discussões através do Google Classroom e Google Meet. A análise de dados foi baseada na Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das produções dos participantes. Percebeu-se que a pesquisa contribuiu para a discussão de elementos importantes no ensino de ciências, uma vez que os participantes demonstraram a reflexão sobre a própria prática e a realização do curso pode contribuir para subsidiar teoricamente a práxis dos docentes e provocar mudanças significativas no ensino de ciências.
Abstract: This dissertation is a research on the use of active methodologies in science teaching with the implementation of a continuing education course for teachers in the early years of elementary school. For this, a didactic sequence adapted to remote teaching was used for the fifth year of elementary school from the perspective of creative learning. The objective of the research was to identify how factors such as knowledge of teaching approaches, the role of metacognition and experience, which permeate the use of active methodologies, (MORAN, 2018; MIZUKAMI, 1986; ROSA, 2014; TEIXEIRA ,1987; RESNICK, 2017) impact the choice of teachers for the use of active methodologies in the classroom. The qualitative research started from the implementation of the teacher qualification course in a virtual environment with the participation of thirteen teachers from the early years of elementary school from the municipal public and private networks who work in the city of Ponta Grossa. As data collection instruments, two questionnaires with open and closed questions were used, as well as discussions through Google Classroom and Google Meet. Data analysis was based on Textual Discursive Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the participants' productions. It was noticed that the research contributed to de discussion of importante elements in de teaching of Science, since the participants demonstraded the reflection on their own pratice, and the realization of the course can contribute to theotucally subsidize the práxis of teachers and provoque significant changes in teaching of Science.
Descrição: Acompanha produção técnica: Metodologia ativa na prática: construindo aprendizagem criativa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.