Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25915
Título: A ciência lúdica no ensino médio: construção de saberes
Título(s) alternativo(s): The playful science in high school: construction of knowledge
Autor(es): Carracedo, Ana Maria Carvalho
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Prática de ensino
Science - Study and teaching
Creative activities and seat work
Student teaching
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARRACEDO, Ana Maria Carvalho. A ciência lúdica no ensino médio: construção de saberes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O panorama de estudos sobre o ensino de Ciências evidencia questões emergentes sobre as práticas docentes aplicadas no nível de ensino. Outrossim, ainda que seja admitida a importância de ensinar Ciências desde o início da Educação Básica, ainda se depara com um espaço residual e restrito no qual é apenas disseminado os conceitos e os alunos permanecem na posição de interlocutores e não partícipes. Atrelado a isso, algumas pesquisas têm se desenvolvido com o escopo de subsidiar a constituição de práticas pedagógicas pautadas na ludicidade enquanto uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e dos conceitos científicos. Portanto, o presente trabalho, de cunho teórico, objetivou apresentar as contribuições do lúdico dentro da sala de aula a partir de experiências já vivenciadas pelos docentes. A análise do uso do lúdico dentro da sala de aula possibilitou concluir que essa ferramenta, quando planejada e desenvolvida de modo criterioso, poderá representar um componente fundamental do processo de ensino que favorece a aprendizagem dos educandos de forma enriquecedora.
Abstract: The panorama of studies on science teaching highlights emerging issues about teaching practices applied at the level of education. Furthermore, even though the importance of teaching Science since the beginning of Basic Education is admitted, it still faces a residual and restricted space in which concepts are only disseminated and students remain in the position of interlocutors and not participants in this process, given that the school practices have been presented, mainly, with prominence in the expository classes, with diminished participation of the students in their learning process. Linked to this, some researches have been developed with the scope of subsidizing the constitution of pedagogical practices based on playfulness as a tool that facilitates learning and scientific concepts. Therefore, the present work, of a theoretical nature, aimed to contemplate ludic activities in science teaching, as well as its results, making it possible to contribute to the resizing of the teacher's actions and attitudes based on the possibilities of ludic intervention in their practice and the effects that these activities produce. The analysis of the use of playfulness in the classroom made it possible to conclude that this tool, when carefully planned and developed, may represent a fundamental component of the teaching process that favors the learning of students in an enriching way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25915
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ciencialudicaensinomedio.pdf7,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.