Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25884
Título: Mídias utilizadas como recurso didático no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Media used as a didactic resource in science education
Autor(es): Sousa, Silvio Honório de
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Eficácia no ensino
Professores - Avaliação
Effect of technological innovations on
Effective teaching Education
Teachers - Rating of
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUSA, Silvio Honório de. Mídias utilizadas como recurso didático no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O uso das mídias tecnológicas tem sido cada vez mais importante para as escolas, sobretudo, porque o ensino precisa estar aberto as mudanças do meio em que os alunos estão inseridos. Neste contexto, a escola e os professores que são os principais responsáveis pelo papel construtor do conhecimento, precisam desenvolver algumas competências relacionadas ao uso dessas mídias no ensino. O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo apresentar as possíveis contribuições a respeito da utilização de mídias tecnológicas para aperfeiçoar o ensino a partir deuma pesquisa bibliográfica voltada para a educação do Ensino Fundamental. A educação está sempre passando por mudanças em seus conceitos, o ensino tradicional não desempenha o mesmo rendimento há alguns anos. A pesquisa demonstra que há possibilidade de utilização das mídias para o ensino, trazendo benefícios como a facilitação do trabalho do professor para a avaliação da sua disciplina, assim como um meio de estar mais próximo dos alunos, demonstrando que os objetivos da facilitação do processo de ensino e aquisição de uma aprendizagem significativa podem ocorrer por meio desses.
Abstract: The use of technological media has been increasingly important for schools, especially because teaching needs to be open to changes in the environment in which students are inserted. In this context, the school and teachers who are primarily responsible for the knowledge­building role, need to develop some skills related to the use of these media in teaching. The purpose of this final course work was to present the possible contributions regarding the use of technological media to improve teaching based on a bibliographic research focused on elementary school education. Education is always undergoing changes in its concepts, traditional teaching has not performed the same performance for some years. The research demonstrates that there is a possibility of using the media for teaching, bringing benefits such as facilitating the work of th teacher for the evaluation of his discipline, as well as a means of being closer to the students, demonstrating that the objectives of facilitating the teaching process teaching and acquiring meaningful learning can occur through these.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25884
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
midiasrecursodidatico.pdf402,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.