Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25882
Título: Ensino de ciências e experimentos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma atividade investigativa sobre a mastigação
Título(s) alternativo(s): Teaching science and experiments in the early years: an investigative activity on chewing
Autor(es): Rodrigues, Tatiane Suéllen
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Projetos científicos
Aparelho digestivo
Escolas públicas
Science projects
Digestive organs
Public schools
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RODRIGUES, Tatiane Suéllen. Ensino de ciências e experimentos nos anos iniciais: uma atividade investigativa sobre a mastigação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este estudo discute a importância do trabalho com o Ensino de Ciências desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e apresenta possíveis contribuições do ensino investigativo e de experimentos científicos no ensino e aprendizagem dos conceitos. Após um breve estudo teórico apresentou­se uma SEI (Sequência de Ensino Investigativo), desenvolvida em 2018 com 20 alunos do 5° Ano de uma escola pública municipal da cidade de Agudos/SP. Esta SEI foi sobre o Sistema Digestório, com o foco no estudo sobre a importância da mastigação. Para este estudo as crianças responderam inicialmente o que sabiam sobre o Sistema Digestório, e participaram de dois experimentos: “Produção de Saliva” e “Mastigação”. A participação dos alunos foi descrita e os registros de todos os participantes do segundo experimento sobre a Mastigação foram transcritos e apresentados. Além disso, no trabalho com o conceito houve o estudo de esquemas do corpo humano, textos informativos e outros. Depois das atividades, as crianças responderam novamente as questões sobre o Sistema Digestório e aprendizados próximos ao científico puderam ser encontrados. Toda a SEI foi analisada a partir de um diálogo entre os registros dos alunos e o referencial teórico, apresentando as contribuições e possíveis entraveis neste trabalho prático em sala de aula.
Abstract: This study discusses the importance of working with Science Teaching with children in the Early Years of Elementary Education and presents possible contributions from investigative teaching and scientific experiments in the teaching and learning of concepts. After a brief theoretical study, a SEI (Investigative Teaching Sequence) was developed, developed in 2018 with 20 students from the 5th year of a municipal public school in the city of Agudos / SP. This SEI was about the Digestive System, with a focus on studying the importance of chewing. For this study, the children initially answered what they knew about the Digestive System, and participated in two experiments: "Saliva Production" and "Chewing". The participation of students was described and the records of all participants in the second experiment on Chewing, the focus of this work, were transcribed and presented. In addition, there was the study of schemes of the human body, informative texts and others. After the studies, the children answered the questions about the Digestive System again and it was found that learning close to the scientific could be found. The entire SEI was analyzed based on a dialogue between the students' records and the theoretical framework, presenting the contributions and possible obstacles in this practical work in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25882
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoexperimentosmastigacao.pdf906,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.