Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25866
Título: Oficina de observação de fenômenos por meio da realização de experiências científicas em um ambiente maker
Título(s) alternativo(s): Phenomenon observation workshop by conducting scientific experiments in a maker environment
Autor(es): Messias, Rita de Cássia
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Atenção plena (Psicologia)
Psicomotricidade
Bem-estar
Makerspaces
Science - Study and teaching
Mindfulness (Psychology)
Movement, Psychology of
Well-being
Data do documento: 27-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MESSIAS, Rita de Cássia. Oficina de observação de fenômenos por meio da realização de experiências científicas em um ambiente maker. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Este estudo, considera múltiplos os fatores que permeiam o desenvolvimento humano numa perspectiva global da pessoa. Partindo de conhecimentos científicos já consolidados em suas áreas, esta pesquisa buscou integrá-los na estruturação da Oficina de Observação de Fenômenos (produto educacional). Refere-se às aproximações entre Psicologia, Psicomotricidade e Educação Científica, ao se articularem no que diz respeito ao desenvolvimento global da pessoa e seu processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para promoção de qualidade de vida e bem estar. Estudos mostram a relevância dos conteúdos integrados de aprendizagem científica e o desenvolvimento global da pessoa no contexto da experimentação. Assim como, pesquisas apontam a não efetivação das atividades experimentais na prática docente, apesar de sua eficácia. Numa abordagem que integra a formação global da pessoa em suas fases, analisa-se as contribuições da Oficina de Observação de Fenômenos, que tem o objetivo geral de contribuir no desenvolvimento e formação das pessoas que dela participa, e de seu processo de aprendizagem para ciência e para vida. Tal Oficina, realizada em um ambiente maker, é estruturada com atividades de mindfulness, psicomotricidade e experimentação científica. Contempla: caderno referencial teórico-analítico, caderno orientador para o profissional de ensino, caderno de atividades, além de, conjunto de recursos e materiais utilizados na mesma. Os participantes idealizados para essa Oficina são profissionais do ensino de ciências, da educação pré-escolar ao ensino superior. Os dados são coletados durante toda Oficina por meio de escritos, áudios, fotos e verbalizações. Baseado, em estudos anteriores com a realização de outras Oficinas, numa primeira versão, observou-se durante a vivência das atividades, sua relevância, por meio de feedbacks, do envolvimento e expressão dos participantes com suas ações, sensações, percepções e verbalizações. A segunda versão, temática deste estudo, foi a Estruturação da Oficina de Observação de Fenômenos, cujos resultados parciais sugerem que a prática da vivência na Oficina como se configura, pode ser um recurso bastante pertinente como produto educacional no desenvolvimento da pessoa de forma global. Contribui refletindo a postura do profissional de ensino, que é mediador, com relação a sua própria vivência e significância, para o aprofundamento de sua intervenção na prática docente. Podendo ser usada em aulas práticas, proporcionando aprendizagem, bem-estar e qualidade de vida, ressalta-se que é fundamental a continuidade da realização da Oficina de Observação de Fenômenos como recurso na formação global do profissional de ensino. Na atualidade, em função da pandemia covid-19 (doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2), a segunda versão da Oficina não foi aplicada completamente. Pelo mesmo motivo, elaborou-se uma versão virtual da Oficina para ser vivenciada. Pretende-se, a partir deste estudo, formar um programa de associação. Uma parceria entre clínica de psicologia e psicomotricidade com universidades e grupos de pesquisa, criando um núcleo de formadores e multiplicadores deste estudo. Também, realizar programas de cultura como: saraus e instalações artísticas com a mesma temática. Além de desenvolver outros produtos, como por exemplo, um guia avaliativo e de intervenção utilizando a experimentação científica como recurso para o desenvolvimento psicomotor.
Abstract: This study considers multiple factors that permeate human development from a global perspective of the person. Starting from scientific knowledge already consolidated in their areas, this research sought to integrate them in the structuring of the Phenomenon Observation Workshop (educational product). It refers to the approximations between Psychology, Psychomotricity and Scientific Education, when articulated with regard to the person's global development and their teaching and learning process, contributing to the promotion of quality of life and well-being. Studies show the relevance of integrated scientific learning content and the person's overall development in the context of experimentation. As well, researches indicate the non effectiveness of experimental activities in teaching practice, despite their effectiveness. In an approach that integrates the global formation of the person in its phases, the contributions of the Phenomenon Observation Workshop are analyzed, which has the general objective of contributing to the development and formation of the people who participate in it, and their learning process for Science and for life. Such workshop, held in a maker environment, is structured with activities of mindfulness, psychomotricity and scientific experimentation. It includes: theoretical-analytical reference notebook, activities notebook, guidance notebook for the teaching professional, in addition to a set of resources and materials used in it. The participants idealized for this Workshop are professionals from Science education, from pre-school to higher education. Data are collected throughout the Workshop through writings, audios, photos and verbalizations. Based on previous studies with the realization of other Workshops, in a first version, it was observed during the experience of the activities, its relevance, through feedbacks, the involvement and expression of the participants with their actions, sensations, perceptions and verbalizations. The second version, thematic of this study, was the Structuring of the Phenomenon Observation Workshop, whose partial results suggest that the practice of experience in the Workshop as it is configured, can be a very relevant resource as an educational product in the development of the person in a global way. It contributes by reflecting the posture of the teaching professional, who is a mediator, in relation to their own experience and significance, for the deepening of their intervention in teaching practice. Since it can be used in practical classes, providing learning, well-being and quality of life, it is noteworthy that it is essential to continue holding the Phenomenon Observation Workshop as a resource in the global training of teaching professionals. Currently, due to the covid-19 pandemic (a disease caused by the coronavirus, called SARS-CoV-2), the second version of the Workshop has not been fully applied. For the same reason, a virtual version of the Workshop was created to be experienced. It is intended, from this study, to form an association program. A partnership between psychology and psychomotricity clinic with universities and research groups, creating a nucleus of trainers and multipliers of this study. Also, carry out cultural programs such as: soirees and artistic installations with the same theme. In addition to developing other products, such as an evaluation and intervention guide using scientific experimentation as a tool for psychomotor development.
Descrição: Acompanha: Conjunto de materiais: oficina 1, oficina 2, oficina 3; Caderno orientador para o profissional de ensino: cadernos: 1, 2 e 3; Caderno referencial teórico-analítico: aproximações entre psicologia, psicomotricidade e educação científica no processo de ensino e aprendizagem perante a ciência.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25866
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons