Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25864
Título: A influência da tecnologia no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The influence of technology in science education
Autor(es): Lemos, Igor Lizo Limonti
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Educational technology
Science - Study and teaching
Learning strategies
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEMOS, Igor Lizo Limonti. A influência da tecnologia no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho de revisão bibliográfica tem por objetivo analisar a influência da tecnologia no ensino de ciências e suas interações com o meio social, histórico, escolar, mercado de trabalho acadêmico, e na formação dos profissionais da educação. A natureza deste trabalho foi básica, quanto aos objetivos caracterizou-­se como exploratória e estudo de caso. Este estudo almeja esclarecer e exemplificar a origem, funcionalidades e evolução das Tecnologias de Comunicação­ TICs e da Ciência, Tecnologia e Sociedade­ CTS, no meio educacional e suas contribuições na ciência, e como ainda podem ajudar no meio educacional. Através da revisão de literatura, foi possível a abordagem das relações da tecnologia com o ensino de ciências evidenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Houve também a reflexão sobre o conceito e a história da tecnologia com relação a educação. Este trabalho apontou a analogia das tecnologias e a ciência com as práticas pedagógicas, com os professores, os alunos, a escola, mercado de trabalho e evolução da tecnologia. Mediante a abordagem destes tópicos acima citados, compete esclarecer que as tecnologias podem estar presentes de forma atualizada e integrada no ensino de ciências ao utilizar vídeos, áudios, imagens, projetores, internet, smartphones, notebooks, computadores, tabletes, e com suas práticas fomentar de forma ativa uma educação atrativa e inovadora, motivar os alunos e minimizar as suas dificuldades, promovendo um ensino interessante, bem como estimular o senso crítico e preparar os discentes para enfrentarem as exigências que o mercado de trabalho e a vida demandarem.
Abstract: This bibliographic review work aims to analyze the influence of technology in science education and its interactions with the social, historical, school environment, academic labor market, and in the education of education professionals. The nature of this work was basic, as for the objectives was characterized as exploratory and case study. This study aims to clarify and exemplify the origin, functionalities and evolution of Communication Technologies­ICTs and Science, Technology and Society­CTS, in the educational environment and their contributions in science, and how they can still help in the educational environment. Through the literature review, it was possible to approach the relationship between technology and science teaching evidenced in the National Curriculum Parameters and the Common National Curricular Base. There was also a reflection on the concept and history of technology in relation to education. This work pointed out the analogy of technologies and science with pedagogical practices, with teachers, students, the school, the labor market and the evolution of technology. By addressing the aforementioned topics, it is worth clarifying that technologies can be present in an updated and integrated way in science education when using videos, audios, images, projectors, internet, smartphones, notebooks, computers, tablets, and with their practices to promote an active and attractive education, motivating students and minimizing their difficulties, promoting interesting teaching, as well as stimulating critical thinking and preparing students to face the demands that the job market and life demand.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25864
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciatecnologiaensinociencias.pdf358,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.