Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847
Título: A utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The use of smartphones applications as a mobile laboratory in the teaching of physics in the view of teachers from the state public network of São Paulo
Autor(es): Santos, Reginaldo Tadeu dos
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Aplicativos móveis
Teaching - Methodology
Learning strategies
Mobile apps
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Reginaldo Tadeu dos. A utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de smartphones como laboratório móvel e para isso buscou avaliar a percepção de professores de Física do Ensino Médio da rede estadual de ensino do estado de São Paulo em relação à utilização de aparelhos móveis como recurso pedagógico. Por meio de questões objetivas foi possível verificar a importância de atividades experimentais no ensino de Física na visão desses professores, avaliar as perspectivas educacionais do ensino de Física a partir da utilização de smartphones como laboratórios móveis, verificar se os professores reconhecem a importância do uso desses aparelhos como recurso pedagógico, além de identificar quais são as maiores dificuldades para a utilização desses aparelhos em sala de aula e propor algumas sugestões para a inserção de tecnologias móveis no ambiente escolar.
Abstract: This work had as its theme the use of smartphones as a mobile laboratory, and for that purpose it sought to evaluate the perception of High School teachers of Physics from the state school system in the state of São Paulo in relation to the use of mobile devices as a pedagogical resource. Through objective questions it was possible to verify the importance of experimental activities in the teaching of Physics in the view of these teachers, to evaluate the educational perspectives of Physics teaching through the use of smartphones as mobile laboratories, to verify whether teachers recognize the importance of using these devices as a pedagogical resource, in addition to identifying what are the greatest difficulties in the usage of these devices inside the classroom and proposing some suggestions for the insertion of mobile technologies in the school environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativossmartphonesensinofisica.pdf551,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.