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Título: Xadrez no ensino: uma contribuição bibliométrica
Título(s) alternativo(s): Chess in teaching: a bibliometric contribution
Autor(es): Andrade, Raphael Silva de
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Xadrez
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Chess
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Raphael Silva de. Xadrez no ensino: uma contribuição bibliométrica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este estudo apresentou a tendência da pesquisa no mundo sobre xadrez, e forneceu informações úteis para futuras pesquisas. Para dar uma visão geral das publicações de pesquisa o jogo de xadrez no ensino, foi realizada uma análise cienciométrica de 135 artigos das bases Scopus, SciELO e DOAJ publicados ao longo dos anos até 2020. Os dados relevantes foram analisados com o auxílio do pacote Bibliometrix do software R. A análise bibliométrica foi realizada para países e instituições de pesquisa, tipos de temas e análise de palavras-chave das publicações. Observou-se que o número de estudos realizados no mundo está crescendo. Foi verificado que não há pesquisadores em todos os continentes que abordem o tema. O interesse também se dá em publicações com pelo menos um autor estrangeiro. Esse percentual é relevante e demonstra interesse do compartilhamento de informações de diferentes países. Há uma quantidade pequena de instituições de pesquisa com mais de duas publicações. A Universidade de Pinar do Rio (Cuba), a Universidade de Helsinque (Finlândia) e a Universidade de Estocolmo (Suécia) são as que mais publicam. Não ocorre mais que uma publicação por autor sobre o tema. A palavra-chave xadrez é a mais comum ao longo dos anos, dentre as palavras-chave que não estão na chave de busca, as palavras relacionadas a ensino como Educação, Educação escolar, Ensino, Aprendizagem e Professor parecem entre as mais comuns.
Abstract: To give an overview of air pollution research publications, a scientometric analysis of 135 articles from the Scopus, SciELO and DOAJ databases published over the years up to 2020 was performed. The relevant data were analyzed with the aid of the software's Bibliometrix package A. Bibliometric analysis was performed for countries and research institutions, types of topics and analysis of keywords in publications. This study presented the trend of research in the world about chess, and provided useful information for future research. It was observed that the number of studies carried out in the world is growing. It was found that there are no researchers on all continents. Interest is also given in publications with at least one foreign author. This percentage is relevant and shows interest in sharing information from different countries. There are a small number of research institutions with more than two publications. The University of Pinar do Rio (Cuba), the University of Helsinki (Finland) and the University of Stockholm (Sweden) are the most published. There is no more than one publication per author on the topic. The keyword chess is the most common over the years, among the keywords that are not in the search key, words related to teaching such as Education, School education, Teaching, Learning and Teacher seem to be among the most common.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25845
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