Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaleiros, Mara Andréia Tedesco da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:33:13Z-
dc.date.available2021-08-24T17:33:13Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationFALEIROS, Mara Andréia Tedesco da Silva. A importância do desenvolvimento do protagonismo juvenil no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25818-
dc.description.abstractIn view of school dropout, the percentage of young people who have not completed Basic Education, it is possible to see that education requires differentiated strategies. This bibliographic research aimed to find ways to reduce school dropout, increase the student's permanence in school and form critical, autonomous and active citizens in the reality of society. With this research, it is expected to provide materials to teachers to implement their knowledge about the concepts addressed, and to subsidize instruments for educational practice, which strengthens the relationship between the student and the teacher, through reflection on the importance of new teaching practices, and with methodology that provides space, voice and time for teenagers, where they feel respected, and also aims at full human development, so that learning has more meaning. This study of bibliographic review by qualitative scientific research with objectives of an exploratory nature proposes a reflection on Youth Protagonism. During the study, the following themes were listed: Active methodologies, National Common Curriculum Base, Socio­emotional Competences, Paulista Curriculum, Education Report a treasure to discover, Integral Education Program, Pedagogy of presence, Life project, Tutoring and Integral Development. Youth requires an education focused on integral development, which includes learning to know, do, live and be, and which considers the cognitive and emotional aspects as prescribed by Interdimensional Education. This bibliographic research shows that, with the use of the Youth Protagonism Methodology, it is possible to improve the climate in schools, strengthen the action of teachers and create bonds with students. It is concluded that the Youth Protagonism Methodology, the knowledge about socio­emotional competences, and the application of them in Science teaching must be taken into account.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes - Aspiraçõespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectStudent aspirationspt_BR
dc.titleA importância do desenvolvimento do protagonismo juvenil no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe matter of development of youth protagonism in science teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a evasão escolar, a porcentagem de jovens que não concluíram a Educação Básica, é possível constatar que a educação requer estratégias diferenciadas. Essa pesquisa bibliográfica almejou encontrar formas de diminuir a evasão escolar, aumentar a permanência do aluno na escola e formar cidadãos críticos, autônomos e atuantes na realidade da sociedade. Com essa pesquisa, espera-se proporcionar aos docentes materiais para implementar os seus conhecimentos sobre os conceitos abordados, e subsidiar instrumentos para a prática educativa, que fortaleça a relação entre o aluno e o professor, através de reflexão acerca da importância de novas práticas docentes, e com metodologia que propicie espaço, voz e vez aos adolescentes, onde se sintam respeitados, e também se almeje o desenvolvimento humano pleno, pelo qual o aprender tenha mais sentido. Este estudo de revisão bibliográfica por pesquisa científica qualitativa com objetivos de natureza exploratória propõe uma reflexão sobre Protagonismo Juvenil. Durante o estudo foram elencados os temas: Metodologias ativas, Base nacional Curricular Comum, Competências Socioemocionais, Currículo Paulista, Relatório da Educação um tesouro a descobrir, Programa de Ensino Integral, Pedagogia da presença, Projeto de vida, Tutoria e Desenvolvimento integral. A juventude requer uma educação voltada para o desenvolvimento integral, que englobe o aprender a conhecer, fazer, conviver e a ser, e que considere os aspectos cognitivos e emocionais como prescreve a Educação Interdimensional. Esta pesquisa bibliográfica denota que, com o uso da Metodologia do Protagonismo Juvenil, pode-se melhorar o clima nas escolas, fortalecer a ação dos professores e criar vínculos com os alunos. Conclui-se que se deve levar em conta a Metodologia do Protagonismo Juvenil, os conhecimentos discorridos sobre competências socioemocionais, e a aplicação dos mesmos no ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
protagonismojuvenilensinociencias.pdf464,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.