Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25814
Título: A química também está na cozinha: truques populares da internet e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Chemistry is also in the kitchen: popular internet tricks and their potential for scientific and technological literacy
Autor(es): Silva, Larissa Aparecida Rosendo da
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Química
Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Cultura popular
Chemistry
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Popular culture
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Larissa Aparecida Rosendo da. A química também está na cozinha: truques populares da internet e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A valorização da cultura popular e a inclusão de temáticas como a sabedoria popular tem ganhado grande destaque no ensino das diferentes áreas de conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar potencialidades, para a formação de um cidadão crítico e participativo, que possam existir na abordagem dos saberes populares de culinária doméstica no Ensino de Química, por meio da coleta de artigos sobre o tema, identificação dos conhecimentos científicos que os fundamentam, e avaliação das potencialidades desse material para a Alfabetização Científica e Tecnológica. Para tanto, foram coletados, através da plataforma de pesquisa Google, artigos divulgados na internet que tratassem de truques e dicas de culinária doméstica da sabedoria popular, visando integrar tecnologias e conhecimento extraescolar. Compreende-se que ambos são de extrema relevância no processo de ensino e aprendizagem, por abrangerem preceitos da Alfabetização Científica e pela possibilidade de articulação com o Ensino de Química. Verificou-se ao longo do trabalho, que o material analisado constitui um excelente recurso para um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado, que incentive o pensamento crítico, a tomada de decisões, e emissão de juízos de valores, atendendo os requisitos propostos pela ACT e pelos documentos oficiais, sendo aplicável nos vários níveis de ensino.
Abstract: The valorization of popular culture and the inclusion of themes such as popular wisdom has gained great prominence in the teaching of different areas of knowledge. Thus, the present work aims to highlight potentialities, for the formation of a critical and participative citizen, that may exist in the approach of the popular knowledge of domestic cooking in the Teaching of Chemistry, through the collection of articles on the theme, identification of the scientific knowledge that underlies them, and evaluation of the potential of this material for Scientific and Technological Literacy. For this purpose, articles published on the internet that dealt with popular wisdom home cooking tips and tricks were collected through the Google search platform, aiming to integrate technologies and out­of­school knowledge. It is understood that both are extremely relevant in the teaching and learning process, as they encompass precepts of Scientific Literacy and the possibility of articulation with the Teaching of Chemistry. It was found, throughout the work, that the analyzed material constitutes an excellent resource for a more contextualized teaching and learning process, which encourages critical thinking, decision making, and issuing value judgments, meeting the requirements proposed by ACT and official documents, being applicable at various levels of education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25814
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimicainternetalfabetizacaocientifica.pdf547,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.