Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681
Título: Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas
Título(s) alternativo(s): Analysis of an assessment process aligned to a teaching and learning environment of calculus based on task resolution episodes
Autor(es): Alves, Roberta Marcelino de Almeida
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Integral calculus
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Data do documento: 9-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ALVES, Roberta Marcelino de Almeida. Análise de um processo avaliativo alinhado a um ambiente de ensino e de aprendizagem de cálculo pautado em episódios de resolução de tarefas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Esta dissertação analisa uma proposta de processo de avaliação alinhada com um Ambiente de Ensino e de Aprendizagem pautado em Episódios de Resolução de Tarefas. A pesquisa foi desenvolvida junto à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior, em condições reais de ensino, em uma turma regular do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa analisar um processo avaliativo que esteja alinhado à proposta de trabalho com episódios de resolução de tarefas em aulas de CDI, articulando uma avaliação que oportuniza a aprendizagem e uma avaliação somativa. Desse modo, as questões de pesquisa são: Em que medida a organização do processo de ensino diferenciado possibilitou uma articulação entre uma avaliação que oportuniza a aprendizagem e uma avaliação somativa? E quais oportunidades de aprendizagem são reconhecidas pelos estudantes ao vivenciarem esse processo de avaliação? No decorrer do 2º semestre de 2019, foram previstos 8 momentos formais de avaliação, além da organização de um portfólio no decorrer de todo o semestre, com configurações diversificadas, como: parte individual, parte em dupla ou trio; com consulta ou sem consulta e com ou sem uso de computador. Para fins de análise, tomaram-se recortes da produção escrita e trechos de diálogos entre os estudantes em alguns desses instrumentos. Da análise realizada, infere-se que, em vários momentos, essa articulação foi possível em função da natureza dos instrumentos elaborados. Em síntese, no processo avaliativo, foram reconhecidas características, tais como: apresentar uma natureza educativa/didática; ser parte ativa do currículo; conter diversos instrumentos de avaliação; proporcionar a comunicação entre professor e aluno, aluno e professor e aluno e aluno, e como consequência, possibilitar aos estudantes a regulação da sua aprendizagem. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional, disponibilizamos como resultado de nossa proposta de pesquisa um material com a intenção de compartilhar com professores e público em geral, possibilidades de "pensar fora da caixa" no âmbito da avaliação na disciplina de CDI, favorecendo uma mudança de mentalidade e "do modo de fazê-la".
Abstract: This dissertation analyzes a proposal for an evaluation process aligned with a Teaching and Learning Environment based on Task Resolution Episodes. The research was developed in the Differential and Integral Calculus (DIC) discipline in Higher Education, under real teaching conditions, in a regular Production Engineering course class at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus. The general objective of the research was to analyze an evaluation process that is aligned with the work proposal with episodes of task resolution in DIC classes, articulating an evaluation that provides opportunities for learning and a summative assessment. Thus, the research questions are: To what extent has the organization of the differentiated teaching process enabled an articulation between an assessment that provides opportunities for learning and a summative evaluation? And what learning opportunities are recognized by students when they experience this evaluation process? During the 2nd semester of 2019, 8 formal evaluation moments were foreseen, in addition to the organization of a portfolio throughout the semester, with diversified configurations, such as individual part, part in pairs or trios; with consultation or without consultation and with or without computer use. For analysis purposes, excerpts from written production and excerpts from dialogues between students in some of these instruments were taken. From the analysis performed, it is inferred that, at various times, this articulation was possible due to the nature of the elaborated instruments. In summary, in the evaluation process, characteristics were recognized, such as: presenting an educational/didactic nature; be an active part of the curriculum; contain several assessment tools; provide communication between teacher and student, student and teacher and student and student, and as a consequence, enable students to regulate their learning. As it is a master's degree in the professional scope, we make available as a result of our research proposal a material to share with teachers and the general public possibilities of "thinking outside the box" within the scope of assessment in the DIC discipline, favoring a change in mentality and "the way of doing it".
Descrição: Acompanha: Pense fora da caixa em CDI.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25681
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processoavaliativoensinocalculo.pdf11,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
processoavaliativoensinocalculo_produto.pdf12,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons