Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25666
Título: O manual da amanualidade: a valorização das soluções técnicas expressas na confecção, conservação e restauração de obras de arte
Título(s) alternativo(s): The manual of manuality: the valorization of technical solutions expressed in the manufacture, conservation and restoration of works of art
Autor(es): Hanke, Allan Sostenis
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Arte - Conservação e restauração
Patrimônio cultural - Proteção
Política cultural
Conservação histórica
Andersen, Alfredo, 1860-1935
Art - Conservation and restoration
Cultural property, Protection of
Cultural policy
Historic preservation
Data do documento: 5-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HANKE, Allan Sostenis. O manual da amanualidade: a valorização das soluções técnicas expressas na confecção, conservação e restauração de obras de arte. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta tese se situa no campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade, dentro da linha de pesquisa Mediações e Culturas e tem como objetivo geral demonstrar a adequação do conceito de amanualidade, de Álvaro Vieira Pinto, para reconhecer o valor das soluções técnicas incorporadas às obras de arte como patrimônio cultural, especificamente nas pinturas sobre tela. As pesquisas em restauração envolvem várias disciplinas e atores, e vêm se tornando importantes e frequentes como alternativas para solucionar problemas complexos, seja no âmbito da academia ou fora dela. Partimos do pressuposto de que as soluções técnicas são valores incorporados às obras de arte, tanto na criação quanto em consequência das intervenções para restauração a que foram sujeitadas, como resposta ao envelhecimento natural, às avarias, adaptações e restauro ou restauros anteriores. Incluídas nas discussões do tema estão as ações de restauro, que são objeto desta tese e que, de forma abrangente, envolvem diversas opções conceituais em que se baseiam a conservação e restauro contemporâneos. As alternativas conceituais de conservação e restauro estão aqui caracterizadas no estudo de caso/manual da amanualidade, descrevendo as etapas do restauro de uma pintura de Alfredo Andersen intitulada Duas Raças. Assim, o objetivo geral desta tese foi propor um ponto de vista (que é o conceito de amanualidade) como ponto de partida para desnaturalizar a formalidade das práticas de intervenção em Conservação e Restauração a partir da valorização do aspecto amanual da práxis da conservação e restauro. Este trabalho está assim organizado: em primeiro lugar, apresentaremos o conceito de amanualidade de Vieira Pinto, o que fundamenta teórica e conceitualmente o tema; em segundo lugar, abordaremos a gênese da conservação e do restauro com ênfase na herança manual e artesanal destas práticas; Em terceiro lugar, apresentaremos a pintura Duas Raças a partir do contexto histórico e técnico de sua criação e técnica de execução; e, finalmente, em quarto lugar, apresentaremos o estudo de caso da pintura Duas Raças como sugestão de manual de restauro como meio de contribuir e orientar futuras intervenções de conservação e restauro.
Abstract: This thesis is located in the field of Science, Technology and Society, within the Research Line Mediations and Cultures and has the general objective of demonstrating the adequacy of the concept of amanuality, by Álvaro Vieira Pinto, to recognize the value of the technical solutions incorporated into works of art as cultural heritage, specifically in paintings on canvas. Research in restoration involves several disciplines and actors and has become important and frequent as an alternative to solve complex problems, both within the academy as outside it. We start from the assumption that technical solutions are values incorporated into works of art, both in creation and as a result of the interventions for restoration to which they were subjected in response to natural aging, to failures, adaptations and, even, previous restoration or restorations. Included in the discussions of the theme are the restoration actions, which are the object of this thesis, and which, comprehensively, involve several conceptual options on which contemporary conservation and restoration are based. The conceptual alternatives for conservation and restoration are characterized here in the case study/manual of amanuality, describing the stages of restoration of a painting by Alfredo Andersen entitled Duas Raças. Thus, the general objective of this thesis was to propose a point of view (which is the concept of amanuality) as a starting point to denaturalize the formality of intervention practices in Conservation and Restoration from the valuation of the amanual aspect of conservation and restoration praxis. This thesis document is organized as follows: firstly, we will present Vieira Pinto’s concept of amanuality, which theoretically and conceptually bases the theme; second, we will address the genesis of conservation and restoration with an emphasis on the manual and artisanal heritage of these practices; third, we will present the painting Duas Raças, from the historical and technical context of its creation and execution technique. And finally, fourthly, we will present the case study of the painting Duas Raças as a suggestion for a restoration manual as a means of contributing and guiding future conservation and restoration interventions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25666
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanualidadeconservacaorestauracaoobras.pdf11,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons