Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHanke, Allan Sostenis-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:32:39Z-
dc.date.available2021-08-05T18:32:39Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.citationHANKE, Allan Sostenis. O manual da amanualidade: a valorização das soluções técnicas expressas na confecção, conservação e restauração de obras de arte. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25666-
dc.description.abstractThis thesis is located in the field of Science, Technology and Society, within the Research Line Mediations and Cultures and has the general objective of demonstrating the adequacy of the concept of amanuality, by Álvaro Vieira Pinto, to recognize the value of the technical solutions incorporated into works of art as cultural heritage, specifically in paintings on canvas. Research in restoration involves several disciplines and actors and has become important and frequent as an alternative to solve complex problems, both within the academy as outside it. We start from the assumption that technical solutions are values incorporated into works of art, both in creation and as a result of the interventions for restoration to which they were subjected in response to natural aging, to failures, adaptations and, even, previous restoration or restorations. Included in the discussions of the theme are the restoration actions, which are the object of this thesis, and which, comprehensively, involve several conceptual options on which contemporary conservation and restoration are based. The conceptual alternatives for conservation and restoration are characterized here in the case study/manual of amanuality, describing the stages of restoration of a painting by Alfredo Andersen entitled Duas Raças. Thus, the general objective of this thesis was to propose a point of view (which is the concept of amanuality) as a starting point to denaturalize the formality of intervention practices in Conservation and Restoration from the valuation of the amanual aspect of conservation and restoration praxis. This thesis document is organized as follows: firstly, we will present Vieira Pinto’s concept of amanuality, which theoretically and conceptually bases the theme; second, we will address the genesis of conservation and restoration with an emphasis on the manual and artisanal heritage of these practices; third, we will present the painting Duas Raças, from the historical and technical context of its creation and execution technique. And finally, fourthly, we will present the case study of the painting Duas Raças as a suggestion for a restoration manual as a means of contributing and guiding future conservation and restoration interventions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectArte - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Proteçãopt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectConservação históricapt_BR
dc.subjectAndersen, Alfredo, 1860-1935pt_BR
dc.subjectArt - Conservation and restorationpt_BR
dc.subjectCultural property, Protection ofpt_BR
dc.subjectCultural policypt_BR
dc.subjectHistoric preservationpt_BR
dc.titleO manual da amanualidade: a valorização das soluções técnicas expressas na confecção, conservação e restauração de obras de artept_BR
dc.title.alternativeThe manual of manuality: the valorization of technical solutions expressed in the manufacture, conservation and restoration of works of artpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese se situa no campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade, dentro da linha de pesquisa Mediações e Culturas e tem como objetivo geral demonstrar a adequação do conceito de amanualidade, de Álvaro Vieira Pinto, para reconhecer o valor das soluções técnicas incorporadas às obras de arte como patrimônio cultural, especificamente nas pinturas sobre tela. As pesquisas em restauração envolvem várias disciplinas e atores, e vêm se tornando importantes e frequentes como alternativas para solucionar problemas complexos, seja no âmbito da academia ou fora dela. Partimos do pressuposto de que as soluções técnicas são valores incorporados às obras de arte, tanto na criação quanto em consequência das intervenções para restauração a que foram sujeitadas, como resposta ao envelhecimento natural, às avarias, adaptações e restauro ou restauros anteriores. Incluídas nas discussões do tema estão as ações de restauro, que são objeto desta tese e que, de forma abrangente, envolvem diversas opções conceituais em que se baseiam a conservação e restauro contemporâneos. As alternativas conceituais de conservação e restauro estão aqui caracterizadas no estudo de caso/manual da amanualidade, descrevendo as etapas do restauro de uma pintura de Alfredo Andersen intitulada Duas Raças. Assim, o objetivo geral desta tese foi propor um ponto de vista (que é o conceito de amanualidade) como ponto de partida para desnaturalizar a formalidade das práticas de intervenção em Conservação e Restauração a partir da valorização do aspecto amanual da práxis da conservação e restauro. Este trabalho está assim organizado: em primeiro lugar, apresentaremos o conceito de amanualidade de Vieira Pinto, o que fundamenta teórica e conceitualmente o tema; em segundo lugar, abordaremos a gênese da conservação e do restauro com ênfase na herança manual e artesanal destas práticas; Em terceiro lugar, apresentaremos a pintura Duas Raças a partir do contexto histórico e técnico de sua criação e técnica de execução; e, finalmente, em quarto lugar, apresentaremos o estudo de caso da pintura Duas Raças como sugestão de manual de restauro como meio de contribuir e orientar futuras intervenções de conservação e restauro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5089-6210pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008540462447482pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Mikosz, Jose Eliezer-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5314-0758pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805958526800693pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Justino, Maria Jose-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0519529277364903pt_BR
dc.contributor.referee5Gonzatto, Rodrigo Freese-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6034-5420pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0589976038378676pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanualidadeconservacaorestauracaoobras.pdf11,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons