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Título: Gravidez precoce: implicações na vida escolar
Título(s) alternativo(s): Early pregnancy: implications for school life
Autor(es): Teixeira, Josias
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Educação sexual
Política pública
Teenage pregnancy
Sex instruction
Public policy
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TEIXEIRA, Josias. Gravidez precoce: implicações na vida escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como tema a gravidez precoce no Brasil, considerando a como uma problemática social. À vista disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre as causas que influenciam a gravidez precoce no Brasil, as consequências na adolescência, desde os fatores que interferem no nascimento do recém-nascido (RN) até as implicações na vida escolar desta jovem mãe. Portanto, umas das medidas para contenção desses números, seria a implementação de políticas públicas voltadas para a Educação Sexual no ensino de Ciências e no contexto social, uma vez que a ausência de diálogo e despreparo dos pais para tratar o assunto sexualidade com os seus filhos é aspecto determinante para que os adolescentes iniciem a vida sexual sem as devidas precauções e informações. Logo, o trabalho apresenta um debate interseccional entre as instâncias família, escola e mídias como recursos fundamentais para se pensar orientação e prevenção sobre gravidez e assim diminuir a estatística de casos no país.
Abstract: This research had the theme of early pregnancy in Brazil, considering it as a social problem. In view of this, the objective of this research is to reflect on the causes that influence early pregnancy in Brazil, the consequences in adolescence, from the factors that interfere in the birth of the newborn (NB) to the implications in the school life of this young mother. Therefore, one of the measures to contain these numbers would be the implementation of public policies aimed at Sex Education in the teaching of Sciences and in the social context, since the absence of dialogue and unpreparedness of parents to deal with sexuality with their children it is a determining factor for adolescents to initiate sex without proper precautions and information. Therefore, the work presents an intersectional debate between the family, school and media instances as fundamental resources to think about guidance and prevention about pregnancy and thus reduce the statistics of cases in the country.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25638
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