Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373
Título: | Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines |
Título(s) alternativo(s): | Optimization of toll plazas queues by changing the configuration of cabin quantities |
Autor(es): | Savio Junior, Marcio Saggioro |
Orientador(es): | Chin, Shih Yung |
Palavras-chave: | Teoria das filas Processo estocástico Métodos de simulação Pedágio de rodovias Desempenho - Avaliação Queuing Theory Stochastic processes Simulation methods Toll roads Performance - Evaluation |
Data do documento: | 22-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SAVIO JUNIOR, Marcio Saggioro. Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | É comum identificar a formação de filas em pedágios localizados em estradas que apresentem um alto fluxo de veículos. A formação da fila ocorre quando o serviço oferecido não é capaz de atender a demanda. Esse problema se torna ainda mais grave, quando há períodos de feriado no país, intensificando o tráfego e consequentemente, o tamanho das filas. O problema é tão evidente que o estado do Paraná aprovou a lei n. 19.687 que obriga a suspensão de cobrança de pedágio e a liberação da passagem de veículos na hipótese de haver retardo no atendimento. Em outros países, alternativas podem ser encontradas em relação à presença das praças de pedágio, métodos de pagamento e taxa anual para utilização das rodovias. O objetivo desse estudo é analisar a configuração das cabines de pagamento do Pedágio Beta localizado no Paraná visando a diminuição da formação de filas e otimização do tempo de viagem para o motorista através do estudo da teoria das filas. Através da metodologia aplicada foi possível aumentar o nível de serviço e diminuir as filas de pedágio a quase nível zero. |
Abstract: | It’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and consequently the queues size. The problem is so evident that the Paraná has approved law n. 19.687, which requires the suspension of toll collection and the release the vehicle when has service delay. In other countries, other alternatives can be found in relation to the toll plazas system, payment methods and the annual rate for highway use. The objective of this study is to analyze the configuration of the Beta Toll cabin payment located in Paraná for reducing queuing and optimizing travel time for the driver through the study of queuing theory. Through the applied methodology it was possible to increase the service level and reduce the toll lines to almost zero level. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_DAENP_2019_2_21.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.