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dc.creatorSavio Junior, Marcio Saggioro-
dc.date.accessioned2021-06-24T14:04:09Z-
dc.date.available2021-06-24T14:04:09Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationSAVIO JUNIOR, Marcio Saggioro. Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373-
dc.description.abstractIt’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and consequently the queues size. The problem is so evident that the Paraná has approved law n. 19.687, which requires the suspension of toll collection and the release the vehicle when has service delay. In other countries, other alternatives can be found in relation to the toll plazas system, payment methods and the annual rate for highway use. The objective of this study is to analyze the configuration of the Beta Toll cabin payment located in Paraná for reducing queuing and optimizing travel time for the driver through the study of queuing theory. Through the applied methodology it was possible to increase the service level and reduce the toll lines to almost zero level.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectProcesso estocásticopt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectPedágio de rodoviaspt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectQueuing Theorypt_BR
dc.subjectStochastic processespt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectToll roadspt_BR
dc.subjectPerformance - Evaluationpt_BR
dc.titleOtimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabinespt_BR
dc.title.alternativeOptimization of toll plazas queues by changing the configuration of cabin quantitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoÉ comum identificar a formação de filas em pedágios localizados em estradas que apresentem um alto fluxo de veículos. A formação da fila ocorre quando o serviço oferecido não é capaz de atender a demanda. Esse problema se torna ainda mais grave, quando há períodos de feriado no país, intensificando o tráfego e consequentemente, o tamanho das filas. O problema é tão evidente que o estado do Paraná aprovou a lei n. 19.687 que obriga a suspensão de cobrança de pedágio e a liberação da passagem de veículos na hipótese de haver retardo no atendimento. Em outros países, alternativas podem ser encontradas em relação à presença das praças de pedágio, métodos de pagamento e taxa anual para utilização das rodovias. O objetivo desse estudo é analisar a configuração das cabines de pagamento do Pedágio Beta localizado no Paraná visando a diminuição da formação de filas e otimização do tempo de viagem para o motorista através do estudo da teoria das filas. Através da metodologia aplicada foi possível aumentar o nível de serviço e diminuir as filas de pedágio a quase nível zero.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Chin, Shih Yung-
dc.contributor.referee1Chin, Shih Yung-
dc.contributor.referee2Branco, Fabio Jose Ceron-
dc.contributor.referee3Garcia, Juan Carlos Claros-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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