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Título: Proposta de priorização de critérios para medir a circularidade em modelos de negócios na indústria têxtil
Título(s) alternativo(s): Proposed prioritization of criteria for measuring circularity in business models in the textile industry
Autor(es): Soar, Janaína Mendes Gonçalves
Orientador(es): Puglieri, Fabio Neves
Palavras-chave: Economia social
Indústria têxtil
Empresas novas
Inovações tecnológicas
Social economic
Textile industry
New business enterprises
Technological innovations
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOAR, Janaína Mendes Gonçalves. Proposta de priorização de critérios para medir a circularidade em modelos de negócios na indústria têxtil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Devido a tendências de descarte que ainda caracteriza a indústria têxtil e da moda, o atual modelo de consumo da moda gera aumentos gradativos nos resíduos têxteis. Há um interesse em novos modelos de negócios que tragam soluções para os problemas ambientais, através de práticas ambientais que utilizam os conceitos de economia circular. Este trabalho buscou na literatura critérios para medir a circularidade, com o objetivo de priorizá-los. Focou-se apenas em startups de moda e indústria têxtil que elaboraram seus modelos de negócio baseados nos princípios da economia circular. Percebeu-se uma lacuna na literatura quando se busca sobre esses tipos de empresas para esse ramo específico. Os resultados mostram que ainda é necessário uma conscientização acerca dos stakeholders sobre sustentabilidade, porém práticas de reutilização, ecodesign e de recuperação de valor também são critérios valorizados quando se deseja medir a circularidade de startups da moda. Ao medir a circularidade de empresas, pode-se identificar qual é a distância que se está de uma economia circular.
Abstract: Due to disposal trends that still characterize the textile and fashion industry, the current consumption model generates gradual increases in textile waste. There is an interest in new business models that bring solutions to environmental problems via environmental practices that use circular economy concepts. This paper aimed to rank a set of criteria for measuring circularity in business models of fashion start-ups. It focused only on fashion and textile startups that developed their business models based on the principles of circular economy. There was a gap in the literature when searching those types of companies. The results show that stakeholder awareness on sustainability is still needed, however, reuse, ecodesign, and value recovery practices are also valuable criteria when wanting to measure the circularity of fashion start-ups. By measuring the circularity of companies, one can identify how far away from a circular economy the company is.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25370
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