Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313
Título: | Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações |
Título(s) alternativo(s): | Problem-based learning (PBL): contributions in the subsequent technical course in buildings |
Autor(es): | Volski, Laize Karine |
Orientador(es): | Resende, Luis Mauricio Martins de |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Educação - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Ensino profissional Active learning Education - Study and teaching Knowledge and learning Professional education |
Data do documento: | 7-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | VOLSKI, Laize Karine. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico tem promovido constantes transformações principalmente na área de educação na qual impõe expectativas de desempenho cada vez mais elevadas. Diante da educação disruptiva são necessários novos formatos de ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento em que o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. Sendo assim, as metodologias ativas representam uma alternativa capaz de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-se capaz de resolver problemas e conflitos de nível profissional conforme as demandas do Século XXI. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Técnicas Construtivas para alunos do curso Técnico em Edificações Subsequente. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do Curso Técnico em Edificações de um Centro de Ensino Profissionalizante Pública de uma cidade do interior do Paraná. Inicialmente, os alunos foram divididos em 4 grupos de 5 integrantes onde cada grupo recebeu um tema (situaçãoproblema) na qual deveriam identificar e apresentar soluções através da produção de um projeto piloto, maquete ou protótipo. Após foram aplicados três questionários para avaliação da metodologia. Diante do trabalho executado, fica evidente que o uso de metodologias ativas de ensino e de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional, demonstrando melhor preparo para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, observou-se um maior envolvimento dos alunos na realização de tarefas acadêmicas, bem como o desenvolvimento das habilidades de cooperações, trabalho em equipe, reflexão e proatividade. |
Abstract: | Technological development has promoted constant transformations, especially in the area of education, which imposes increasingly higher performance expectations. In the face of disruptive education, new teaching-learning formats are required for the construction of knowledge in which the student is the protagonist of his learning. Thus, active methodologies represent an alternative capable of providing students with the development of their autonomy, making them capable of solving problems and conflicts at a professional level according to the demands of the 21st century. Therefore, the general objective of this work was to evaluate the application of the Problem-Based Learning (PBA) active methodology in the teaching of Construction Techniques for students of the Subsequent Technical Building course. To this end, the research was developed with 20 students from the Technical Building Course of a Public Vocational Education Center in a city in the interior of Paraná. Initially, the students were divided into 4 groups of 5 members where each group received a theme (problem situation) in wich they should identify and present solutions through the production of a pilot project, scale model or prototype. Afterwards, three questionnaires were applied to evaluate the methodology. Given the work done, it is evident that the use of active teaching methodologies and Problem-Based Learning (PBA) stimulate the curiosity of students, enabling the linkage of theoretical knowledge with the practice of future professional activity, demonstrating better preparation for entry into the labor market. In addition, it was observed a greater involvement of students in performing academic tasks, as well as the development of cooperation skills, teamwork, reflection and proactivity. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aprendizagembaseadaemproblemas.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
blogestrategiasensinotecnico_produto.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons