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Título: Análise das condições de tráfego da estrada rural OT-311 situada no município de Toledo - PR
Título(s) alternativo(s): Traffic conditions analysis of the rural roads OT-311 located at Toledo - PR
Autor(es): Smaniotto, Daniel Teodoro da Costa
Orientador(es): Silva, Renathielly Fernanda da
Palavras-chave: Estradas rurais
Estradas - Manutenção e reparos
Engenharia de tráfego
Rural roads
Roads - Maintenance and repair
Traffic engineering
Data do documento: 12-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SMANIOTTO, Daniel Teodoro da Costa. Análise das condições de tráfego da estrada rural OT-311 situada no município de Toledo - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: Entre uma série de exemplos de infraestrutura de essencial relevância para o avanço sócio econômico de uma região, estão presentes as estradas rurais, as quais encontram-se muitas vezes em precárias condições de uso no Brasil. Sendo assim, o presente trabalho tem a intenção de examinar as condições de tráfego de uma via rural situada em Toledo, no estado do Paraná. O método utilizado para a avaliação do trecho não pavimentado proposto foi o apresentado por Baesso e Gonçalves (2003) e para o trecho pavimentado seguiu-se as Normas do DNIT 006/2003 – Procedimento. A determinação do estado da superfície de rolamento das vias foi feito através da análise das patologias superficiais na rodovia e na avaliação da gravidade das mesmas. Nesse trabalho foi realizado a avaliação da trafegabilidade da estrada rural que liga a área urbana de Toledo-PR ao distrito de Boa Vista, e teve como resultado, em ambos trechos avaliados, a classificação Regular.
Abstract: Rural road is a example of essential relevance infrastructure for the socioeconomic advancement, which are often in precarious conditions of use in Brazil. Therefore, the present project analyses the traffic conditions of a rural road located in Toledo, Paraná. The method used for the evaluation of the proposed unpaved stretch is the one presented by Baesso and Gonçalves (2003), and for the paved section, the method used is DNIT 006/2003 - Procedure and 005/2003 - Terminology. The road surfasse condition was determined by the analysis of the surface pathologies on the highway and the evaluation of their severity. In this work, it was done the diagnosis of the rural road trafficability that connects the urban area of Toledo-PR to the Boa Vista district, resulting in the Regular classification in both evaluated sections.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25300
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