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Título: A mediação de jogo didático como estratégia de ensino para o combate a dengue no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The mediation of a didactic game as a teaching strategy to combat dengue in elementary school
Autor(es): Pedron, Felipe Renato
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos de tabuleiro
Ciência - Estudo e ensino
Brincadeiras
Aedes aegypti
Educational games
Board games
Science - Study and teaching
Play
Data do documento: 27-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEDRON, Felipe Renato. A mediação de jogo didático como estratégia de ensino para o combate a dengue no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Essa pesquisa desenvolveu um jogo didático para estudantes do ensino fundamental, anos finais, que auxiliasse o professor em sala de aula, a tratar os diversos temas referentes à Dengue, de uma maneira lúdica e eficaz. O objetivo do jogo de tabuleiro é criar uma cidade fictícia onde existem problemas envolvendo proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e um crescente aumento no número de casos. Os jogadores se colocaram como governantes e administradores dessa cidade fictícia e gerenciam os recursos disponíveis visando erradicar a Dengue na situação proposta, de forma que não poderiam perder nenhum de seus habitantes para a doença se quisessem finalizar o jogo com vitória. Com uso dessa ferramenta de ensino os estudantes se mostraram engajados e empolgados na aprendizagem do conteúdo, além do comprometimento no combate à doença que se revelou durante a intervenção, tendo em vista que o recurso trouxe uma nova forma de aprender, desviando das formas tradicionais de ensino, as quais estes estudantes estavam habituados. O jogo foi desenvolvido como uma ferramenta para se trabalhar com jovens na faixa etária em questão, proporcionando desafios, cooperação, competitividade, conhecimento e diversão. O mesmo foi pensado e criado como um facilitador para o trabalho do docente, fazendo com que ele, ao se apropriar da ferramenta educacional, tenha mais um artifício que atraia os estudantes, bem como um material ilustrativo que facilita a compreensão e, consequentemente, a aplicação do jogo. Ao analisar os questionários aplicados durante a intervenção, o jogo mostrou­se um grande potencializador quando proporcionou aos estudantes uma maneira mais participativa e eficaz de aprender.
Abstract: This research developed a didactic game for elementary school students, final years, that would help the teacher in the classroom, to treat the different themes related to Dengue, in a playful and effective way. The objective of the board game is to create a fictional city where there are problems involving the proliferation of the transmitting mosquito, Aedes aegypti, and a growing increase in the number of cases. The players placed themselves as governors and administrators of this fictional city and manage the available resources aiming to eradicate Dengue in the proposed situation, so that they could not lose any of its inhabitants to the disease if they wanted to end the game with victory. With the use of this teaching tool, students were shown to be engaged and excited in learning the content, in addition to the commitment to fight the disease that was revealed during the intervention, considering that the resource brought a new way of learning, deviating from the traditional ways of teaching, which these students were used to. The game was developed as a tool to work with young people in the age group in question, providing challenges, cooperation, competitiveness, knowledge and fun. The same was thought and created as a facilitator for the work of the teacher, making it, when appropriating the educational tool, have one more device that attracts students, as well as illustrative material that facilitates the understanding and, consequently, the game application. When analyzing the questionnaires applied during the intervention, the game proved to be a great enhancer when it provided students with a more participatory and effective way of learning.
Descrição: Acompanha produção técnica: Mosquitópolis: um combate ao mosquito da dengue
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25254
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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