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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25244
Título: | Construção de uma bancada para aferição do empuxo de motores glow e estudo da influência da adição de nitrometano ao combustível |
Título(s) alternativo(s): | Bench construction to measure the thrust of glow engines and study the influence of the addition of nitromethane to the fuel |
Autor(es): | Coutinho, Victor Gonçalves |
Orientador(es): | Lima, Rafael Sene de |
Palavras-chave: | Aviões - Modelos Motores de combustão interna Combustíveis Nitrometano Airplanes - Models Internal combustion engines Fuel Nitromethane |
Data do documento: | 14-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | COUTINHO, Victor Gonçalves. Construção de uma bancada para aferição do empuxo de motores glow e estudo da influência da adição de nitrometano ao combustível. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
Resumo: | A proposta do presente trabalho se concentra na construção de uma bancada para aferição do empuxo de motores utilizados em aeromodelos. Os motores glow 2 tempos são amplamente utilizados no aeromodelismo, sendo que o combustível mais comum para estes tipos de motores é composto por uma mistura de metanol, óleo de rícino e nitrometano. Neste trabalho, foi feito um estudo da influência da concentração do nitrometano no empuxo, torque e potência do motor. O aparato experimental consiste em uma bancada de tração estática, na qual o motor é fixado em um suporte acoplado a um par de trilhos, dando mobilidade ao suporte e possibilitando a aferição do empuxo do motor. Com auxílio de um tacômetro e os valores de empuxo, foram determinados potência e torque de eixo. Executaram-se quatro testes e concluiu-se que a adição de 5% de nitrometano foi a mais impactante sobre as características analisadas, porém o melhor funcionamento do motor ocorreu com a mistura de 10% de nitrometano. |
Abstract: | The proposal of the present work focuses on the construction of a bench to measure the thrust of engines used in model airplanes. Glow 2stroke engines are widely used in aeromodelling, the most common fuel for these types of engines being a mixture of methanol, castor oil and nitromethane. In this work, a study was made of the influence of the concentration of nitromethane on the thrust, torque and power of the engine. The experimental apparatus consists of a static traction bench, in which the engine is fixed to a support coupled to a pair of rails, giving mobility to the support and enabling the measurement of the engine thrust. With the aid of a tachometer and the thrust values, power and axle torque were determined. Four tests were carried out and it was concluded that the addition of 5% nitromethane was the most impactful on the characteristics analyzed, however the best functioning of the engine occurred with the mixture of 10% nitromethane. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25244 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia Mecânica |
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