Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Victor Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-06-15T23:19:40Z-
dc.date.available2021-06-15T23:19:40Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Victor Gonçalves. Construção de uma bancada para aferição do empuxo de motores glow e estudo da influência da adição de nitrometano ao combustível. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25244-
dc.description.abstractThe proposal of the present work focuses on the construction of a bench to measure the thrust of engines used in model airplanes. Glow 2stroke engines are widely used in aeromodelling, the most common fuel for these types of engines being a mixture of methanol, castor oil and nitromethane. In this work, a study was made of the influence of the concentration of nitromethane on the thrust, torque and power of the engine. The experimental apparatus consists of a static traction bench, in which the engine is fixed to a support coupled to a pair of rails, giving mobility to the support and enabling the measurement of the engine thrust. With the aid of a tachometer and the thrust values, power and axle torque were determined. Four tests were carried out and it was concluded that the addition of 5% nitromethane was the most impactful on the characteristics analyzed, however the best functioning of the engine occurred with the mixture of 10% nitromethane.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAviões - Modelospt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectNitrometanopt_BR
dc.subjectAirplanes - Modelspt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.subjectNitromethanept_BR
dc.titleConstrução de uma bancada para aferição do empuxo de motores glow e estudo da influência da adição de nitrometano ao combustívelpt_BR
dc.title.alternativeBench construction to measure the thrust of glow engines and study the influence of the addition of nitromethane to the fuelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA proposta do presente trabalho se concentra na construção de uma bancada para aferição do empuxo de motores utilizados em aeromodelos. Os motores glow 2 tempos são amplamente utilizados no aeromodelismo, sendo que o combustível mais comum para estes tipos de motores é composto por uma mistura de metanol, óleo de rícino e nitrometano. Neste trabalho, foi feito um estudo da influência da concentração do nitrometano no empuxo, torque e potência do motor. O aparato experimental consiste em uma bancada de tração estática, na qual o motor é fixado em um suporte acoplado a um par de trilhos, dando mobilidade ao suporte e possibilitando a aferição do empuxo do motor. Com auxílio de um tacômetro e os valores de empuxo, foram determinados potência e torque de eixo. Executaram-se quatro testes e concluiu-se que a adição de 5% de nitrometano foi a mais impactante sobre as características analisadas, porém o melhor funcionamento do motor ocorreu com a mistura de 10% de nitrometano.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Rafael Sene de-
dc.contributor.advisor-co1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Lima, Rafael Sene de-
dc.contributor.referee2Marchi Neto, Ismael de-
dc.contributor.referee3Michels, Roger Nabeyama-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaobancadaafericaoempuxo.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.