Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187
Título: A percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidos
Autor(es): Viana, Karina Caetano da Silva
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Análise Linguística
Ensino - Metodologia
Simbolismo na literatura
Morte na literatura
Literature - Study and teaching
Linguistic analysis (Linguistics)
Teaching - Methodology
Symbolism in literature
Death in literature
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIANA, Karina Caetano da Silva Viana. A percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma possibilidade de construção de sentidos dos discursos poéticos, com o objetivo de verificar a percepção do fenômeno da morte no Simbolismo brasileiro. A partir de poemas escolhidos da Antologia da Poesia Simbolista e Decadente Brasileira organizada por Francine Ricieri (2007), propõe por meio da análise Linguística e da Poética de Jakobson (1974), a investigação de recursos linguísticos e literários da arte verbal nos poemas por meio da leitura. Observando as ocorrências no processo de produção e leitura dos discursos, este trabalho também tem a tarefa de auxiliar no entendimento dos mecanismos que permeiam os discursos, tais como propósito comunicacional, funções da linguagem, estilística, contexto de veiculação e recepção do texto, entre outros aspectos. Norteado sobretudo pelos princípios da Linguística e Literatura. Nesse sentido, a pesquisa objetiva também contribuir para o enriquecimento escolar de análise e interpretação de textos literários no Ensino Médio, porque fornece reflexões de como, enquanto professores e alunos, podemos investigar o processamento das imagens do mundo na linguagem, e a maneira como essas imagens podem ser exteriorizadas por meio verbal e artístico, amparada pela norteadora educacional Base Nacional Comum Curricular. Reflete, portanto, o propósito de explicar as possibilidades de assimilação discursiva por meio das imagens mentais, apresentando princípios da linguística cognitiva e psicolinguística que embasam teoricamente a explicação de como a linguagem, além de ser usada para comunicar, pode estar a serviço da expressão artística para exteriorizar percepções de fenômenos naturais como morte.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_33.pdf27,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.