Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Karina Caetano da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-11T21:12:28Z-
dc.date.available2021-06-11T21:12:28Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationVIANA, Karina Caetano da Silva Viana. A percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSimbolismo na literaturapt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectSymbolism in literaturept_BR
dc.subjectDeath in literaturept_BR
dc.titleA percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma possibilidade de construção de sentidos dos discursos poéticos, com o objetivo de verificar a percepção do fenômeno da morte no Simbolismo brasileiro. A partir de poemas escolhidos da Antologia da Poesia Simbolista e Decadente Brasileira organizada por Francine Ricieri (2007), propõe por meio da análise Linguística e da Poética de Jakobson (1974), a investigação de recursos linguísticos e literários da arte verbal nos poemas por meio da leitura. Observando as ocorrências no processo de produção e leitura dos discursos, este trabalho também tem a tarefa de auxiliar no entendimento dos mecanismos que permeiam os discursos, tais como propósito comunicacional, funções da linguagem, estilística, contexto de veiculação e recepção do texto, entre outros aspectos. Norteado sobretudo pelos princípios da Linguística e Literatura. Nesse sentido, a pesquisa objetiva também contribuir para o enriquecimento escolar de análise e interpretação de textos literários no Ensino Médio, porque fornece reflexões de como, enquanto professores e alunos, podemos investigar o processamento das imagens do mundo na linguagem, e a maneira como essas imagens podem ser exteriorizadas por meio verbal e artístico, amparada pela norteadora educacional Base Nacional Comum Curricular. Reflete, portanto, o propósito de explicar as possibilidades de assimilação discursiva por meio das imagens mentais, apresentando princípios da linguística cognitiva e psicolinguística que embasam teoricamente a explicação de como a linguagem, além de ser usada para comunicar, pode estar a serviço da expressão artística para exteriorizar percepções de fenômenos naturais como morte.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo-
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_33.pdf27,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.