Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25176
Título: O slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitiba
Autor(es): Oliveira, Jaqueline Maria de
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Slam
Poesia - Aspectos sociais
Identidade social na literatura
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental - Curitiba (PR)
Poetry - Social aspects
Group identity in literature
Portuguese language - Study and teaching
School children - Curitiba (PR)
Data do documento: 10-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Jaqueline Maria de. O slam como recurso educacional na construção da identidade de alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de Curitiba. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta prática de aplicação da poesia slam como recurso pedagógico na construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Curitiba. Slam é um tipo peculiar de batalha de poesia falada, surgido nos EUA, na década de 1980, que chegou ao Brasil a partir de 2008 e ganha espaço pelo país. Para chegar ao objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem teórica ancorada nas contribuições de Augusto Boal (2009) e Paulo Freire (1987), pensadores que compartilham a ideia de que uma transformação social depende do investimento no diálogo e no desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, tornando-o atento e engajado nas questões da realidade a sua volta. Entendemos dessa forma que o trabalho desses intelectuais vem ao encontro dos pressupostos da poesia Slam, que é engajada e usa o poder da palavra para falar sobre os mais variados temas, mas que explora principalmente assuntos sensíveis à realidade de boa parte da população periférica brasileira, sendo comum aparecer nas produções poéticas temas relacionados à política, à violência, ao racismo e à desigualdade. Como resultado da pesquisa, podemos afirmar que explorar esse tipo de poesia em sala de aula mostra-se promissor, já que os estudantes poderão refletir e produzir a partir de sua própria realidade, contribuindo dessa forma para uma aprendizagem mais significativa, através de uma educação que permite ao jovem ser protagonista e até agente transformador dessa realidade para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos desigual.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25176
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_28.pdf14,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.