Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163
Título: O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC
Autor(es): Campos, Ione Ferreira da Silva de
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Jornalismo - Linguagem
Textos - Estudo e ensino
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Notícias falsas
Journalism - Language
Texts - Study and teaching
Portuguese language - Study and teaching
Fake news
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, lone Ferreira da Silva de. O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente na área de linguagens, no componente curricular Língua Portuguesa no ensino fundamental – anos finais e no campo de atuação jornalístico-midiático para conhecer e compreender a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do gênero textual notícia, utilizando-se de uma metodologia qualitativa de caráter documental e bibliográfico. O avanço da tecnologia implicou em mudanças significativas em relação ao modo de nos informar. As notícias já não são mais lidas, produzidas e veiculadas da mesma forma, requerendo novas habilidades para o domínio dessas práticas. A escola pode proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para desenvolverem capacidades imprescindíveis para lidarem com essas novas configurações de texto. A BNCC propõe o trabalho integral das práticas de linguagem e considera as atuais demandas da sociedade, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de habilidades que contemplem o texto em diversas modalidades: verbal, oral, escrita, imagética e sonora. Nesse contexto, a BNCC possui orientações essenciais para que os docentes desenvolvam o ensino-aprendizagem do gênero notícia de forma eficaz e de qualidade, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de leitura e de produção de textos, por meio da articulação das linguagens e da construção de sentido, contribuindo para a formação e atuação de uma sociedade responsável e consciente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_21.pdf12,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.