Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Ione Ferreira da Silva de-
dc.date.accessioned2021-06-11T00:30:05Z-
dc.date.available2021-06-11T00:30:05Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationCAMPOS, lone Ferreira da Silva de. O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJornalismo - Linguagempt_BR
dc.subjectTextos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectJournalism - Languagept_BR
dc.subjectTexts - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.titleO ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCCpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente na área de linguagens, no componente curricular Língua Portuguesa no ensino fundamental – anos finais e no campo de atuação jornalístico-midiático para conhecer e compreender a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do gênero textual notícia, utilizando-se de uma metodologia qualitativa de caráter documental e bibliográfico. O avanço da tecnologia implicou em mudanças significativas em relação ao modo de nos informar. As notícias já não são mais lidas, produzidas e veiculadas da mesma forma, requerendo novas habilidades para o domínio dessas práticas. A escola pode proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para desenvolverem capacidades imprescindíveis para lidarem com essas novas configurações de texto. A BNCC propõe o trabalho integral das práticas de linguagem e considera as atuais demandas da sociedade, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de habilidades que contemplem o texto em diversas modalidades: verbal, oral, escrita, imagética e sonora. Nesse contexto, a BNCC possui orientações essenciais para que os docentes desenvolvam o ensino-aprendizagem do gênero notícia de forma eficaz e de qualidade, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de leitura e de produção de textos, por meio da articulação das linguagens e da construção de sentido, contribuindo para a formação e atuação de uma sociedade responsável e consciente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_21.pdf12,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.