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Título: O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
Título(s) alternativo(s): Inquiry-based science teaching and the assessment of learning: a study in the initial formation of chemistry teachers
Autor(es): Souza, Thamires da Silva
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Professores - Formação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Evaluation
Teachers, Training of
Student teaching
Data do documento: 2-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A dissertação em tela é fruto de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de buscar, a partir dos depoimentos dos estudantes, percepções em relação ao Ensino por Investigação e avaliação da aprendizagem, além de reelaborar um produto educacional, que contribui para a prática de ensino dos professores em formação inicial. Os sujeitos de pesquisa foram quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal situada no município de Londrina, porém apenas três participaram de todos os momentos da pesquisa. O ambiente para a coleta de dados consistiu em encontros individuais e em um encontro coletivo, em que foi aplicada a primeira versão do produto educacional, desenvolvido: um Guia de Atividade Investigativa para o Ensino de Química, que consistia em uma atividade estruturada a partir da abordagem Ensino por Investigação em que discutíamos a respeito de um instrumento para avaliá-la. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada gravada por áudio e questionários. Assim, os áudios foram transcritos e submetidos à análise. Para a sistematização e análise de dados, empregou-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Ainda para a análise, foram elaboradas categorias a priori, denominadas como características do Ensino por Investigação por Zômpero e Laburú (2011), e características da avaliação da aprendizagem inspirados em ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. A partir dessas categorias foi possível analisar os dados provenientes das entrevistas e do questionário (utilizamos como fontes de dados para a dissertação apenas o questionário 1) em busca das percepções dos estudantes em relação à temática. Com base nas análises das categorias, podemos observar alguns indícios do que é para esses estudantes o Ensino por Investigação e a avaliação da aprendizagem. Também os dados, provenientes do questionário 2, nos fizeram refletir sobre a importância de um aprofundamento dessas temáticas na formação inicial. Com isso, reelaboramos o produto educacional desenvolvendo uma Proposta de Formação para Professores de Química, pautados nessas inquietações que surgiram ao longo da pesquisa.
Abstract: The dissertation on screen is the result of a qualitative research, with the objective of seeking, from the students' speeches, perceptions in relation to Teaching by Investigation and learning assessment. The research subjects were four undergraduate students in Chemistry at a federal university located in the city of Londrina, but only three participated in all the research moments. The environment for data collection consisted of individual meetings and a collective meeting, in which the first version of the educational product was developed, developed: an Investigative Activity Guide for the Teaching of Chemistry, which consisted of an activity structured from the Teaching by Research approach and we discussed about an instrument to evaluate it. For data collection, semi-structured interviews recorded by audio and questionnaires were used. Thus, the audios were transcribed and submitted to analysis. For the systematization and analysis of data, content analysis was used according to Bardin (2011). Still for the analysis, a priori categories were elaborated, named as characteristics of Teaching by Investigation by Zômpero and Laburú (2011), and characteristics of the learning evaluation inspired by ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. From these categories, it was possible to analyze the data from the interviews and the questionnaire (we used only questionnaire 1 as data sources for the dissertation) in search of the students' perceptions regarding the theme. Based on the analysis of the categories, we can see some evidence of what Teaching for Research and the assessment of learning is for these students. Also, the data, from questionnaire 2, made us reflect on the importance of deepening these themes in initial training. With that, we reworked the educational product by developing a Training Proposal for Chemistry Teachers, based on these concerns that arose throughout the research.
Descrição: Acompanha: Proposta de formação para professores de química.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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