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Título: Reflexos da formação técnica-profissional no cooperativismo em áreas de reforma agrária. caso de estudo do programa Pronera no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Reflexes of technical-professional training in cooperativism in areas of land reform: case study of Pronera in the federal state of Paraná
Autor(es): Agner, Ariane Maria
Orientador(es): Nascimento, Decio Estevao do
Palavras-chave: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)
Reforma agrária - Aspectos sociais
Cooperativismo
Reforma agrária - Paraná
Trabalho - Aspectos Sociais
Educação rural - Paraná
Land reform - Social aspects
Cooperation
Land reform - Paraná
Labor - Social aspects
Education, Rural - Paraná
Data do documento: 12-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AGNER, Ariane Maria. reflexos da formação técnica-profissional no cooperativismo em áreas de reforma agrária: caso de estudo do programa Pronera no estado do Paraná . 2020. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi instituído no ano de 1998, tendo como um dos compromissos viabilizar a implementação de novos padrões de relações sociais do trabalho por meio da qualificação profissional. Dessa forma, o objetivo desta Dissertação é, sobretudo, descrever o reflexo da formação técnica-profissional promovida pelo Pronera no cooperativismo em áreas de Reforma Agrária no estado do Paraná. Em termos metodológicos, a pesquisa bibliográfica foi precedida por um levantamento bibliométrico acerca da temática. Foi feita também uma pesquisa documental nos relatórios de gestão e processos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Partiu-se do pressuposto de que a relação de trabalho predominante em áreas de assentamentos rurais no Paraná é o cooperativismo. Como categorias de análise da pesquisa, foram consideradas a presença do cooperativismo nos cursos do Pronera do Paraná; a presença do cooperativismo nas disciplinas dos cursos de formação técnica-profissional; e a atuação dos egressos da formação técnica-profissional no cooperativismo da Reforma Agrária no estado do Paraná. Essas categorias foram interpretadas como os reflexos do Pronera no cooperativismo de Reforma Agrária no Paraná. Embora tenham-se constatado esses reflexos, é pouco perceptível a presença do cooperativismo nos cursos de formação técnica-profissional realizados pelo Pronera do Paraná. Ou seja, o compromisso de viabilizar a implementação de novos padrões de relações sociais de trabalho, assumido pelo Pronera não tem sido cumprido.
Abstract: The Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) was instituted in 1998, having as one of its commitments the feasibility of implementing new standards of social relations at work through professional qualification. Thus, the general objective of this dissertation is to describe the reflex of the technicalprofessional formation promoted by Pronera in the cooperativism in areas of Agrarian Reform in the Federal State of Paraná. From the bibliometric survey about the theme, as well as through documentary research in Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) management reports and processes, applying the methodological assumptions of Bardin’s content analysis, the research was carried out in an attempt to answer the guiding question which is: what is the reflex of technical-professional training (Pronera) in cooperatives in areas of agrarian reform in Paraná? It is said that the predominant labor relations in rural settlement areas in Paraná are cooperatives. The presence of cooperativism in Pronera courses in Paraná was considered as research categories; the presence of cooperatives in disciplines of technical and professional training courses; the presence of cooperativism in the menus of disciplined technical and professional training courses; and the performance of graduates of technical and professional training in agrarian reform cooperatives in Paraná. These categories were interpreted as reflections of Pronera in the Agrarian Reform cooperative in Paraná. Although these reflexes were found, the occurrence rates were below 50% in all categories. The research showed that Pronera’s low reflex in Paraná Agrarian Reform cooperativism was one of Pronera’s feasibility commitments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24986
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