Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAgner, Ariane Maria-
dc.date.accessioned2021-05-18T23:36:05Z-
dc.date.available2021-05-18T23:36:05Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationAGNER, Ariane Maria. reflexos da formação técnica-profissional no cooperativismo em áreas de reforma agrária: caso de estudo do programa Pronera no estado do Paraná . 2020. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24986-
dc.description.abstractThe Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) was instituted in 1998, having as one of its commitments the feasibility of implementing new standards of social relations at work through professional qualification. Thus, the general objective of this dissertation is to describe the reflex of the technicalprofessional formation promoted by Pronera in the cooperativism in areas of Agrarian Reform in the Federal State of Paraná. From the bibliometric survey about the theme, as well as through documentary research in Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) management reports and processes, applying the methodological assumptions of Bardin’s content analysis, the research was carried out in an attempt to answer the guiding question which is: what is the reflex of technical-professional training (Pronera) in cooperatives in areas of agrarian reform in Paraná? It is said that the predominant labor relations in rural settlement areas in Paraná are cooperatives. The presence of cooperativism in Pronera courses in Paraná was considered as research categories; the presence of cooperatives in disciplines of technical and professional training courses; the presence of cooperativism in the menus of disciplined technical and professional training courses; and the performance of graduates of technical and professional training in agrarian reform cooperatives in Paraná. These categories were interpreted as reflections of Pronera in the Agrarian Reform cooperative in Paraná. Although these reflexes were found, the occurrence rates were below 50% in all categories. The research showed that Pronera’s low reflex in Paraná Agrarian Reform cooperativism was one of Pronera’s feasibility commitments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)pt_BR
dc.subjectReforma agrária - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectReforma agrária - Paranápt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos Sociaispt_BR
dc.subjectEducação rural - Paranápt_BR
dc.subjectLand reform - Social aspectspt_BR
dc.subjectCooperationpt_BR
dc.subjectLand reform - Paranápt_BR
dc.subjectLabor - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducation, Rural - Paranápt_BR
dc.titleReflexos da formação técnica-profissional no cooperativismo em áreas de reforma agrária. caso de estudo do programa Pronera no estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeReflexes of technical-professional training in cooperativism in areas of land reform: case study of Pronera in the federal state of Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi instituído no ano de 1998, tendo como um dos compromissos viabilizar a implementação de novos padrões de relações sociais do trabalho por meio da qualificação profissional. Dessa forma, o objetivo desta Dissertação é, sobretudo, descrever o reflexo da formação técnica-profissional promovida pelo Pronera no cooperativismo em áreas de Reforma Agrária no estado do Paraná. Em termos metodológicos, a pesquisa bibliográfica foi precedida por um levantamento bibliométrico acerca da temática. Foi feita também uma pesquisa documental nos relatórios de gestão e processos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Partiu-se do pressuposto de que a relação de trabalho predominante em áreas de assentamentos rurais no Paraná é o cooperativismo. Como categorias de análise da pesquisa, foram consideradas a presença do cooperativismo nos cursos do Pronera do Paraná; a presença do cooperativismo nas disciplinas dos cursos de formação técnica-profissional; e a atuação dos egressos da formação técnica-profissional no cooperativismo da Reforma Agrária no estado do Paraná. Essas categorias foram interpretadas como os reflexos do Pronera no cooperativismo de Reforma Agrária no Paraná. Embora tenham-se constatado esses reflexos, é pouco perceptível a presença do cooperativismo nos cursos de formação técnica-profissional realizados pelo Pronera do Paraná. Ou seja, o compromisso de viabilizar a implementação de novos padrões de relações sociais de trabalho, assumido pelo Pronera não tem sido cumprido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttp://orcid.org/0000-0003-4358-0220pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297495546309206pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Decio Estevao do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5902-6545pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009182371990039pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4074-5184pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Decio Estevao do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5902-6545pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009182371990039pt_BR
dc.contributor.referee3Kauchakje, Samira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5325-9970pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522501979573344pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaotecnicaprofissionalpronera.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.