Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2488
Título: Linguagem LOGO no ensino de geometria em curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Language LOGO in geometry teaching in continuous training course for teachers of initial years of the fundamental teaching
Autor(es): Almeida, Maria de Fátima Mello de
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: LOGO (Linguagem de programação de computador)
Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
LOGO (Computador program language)
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 28-Abr-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Maria de Fátima Mello de. Linguagem LOGO no ensino de geometria em curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo utilizar a Linguagem LOGO no Ensino de Geometria em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, embasou-se na Teoria do Construtivismo de Jean Piaget e na Teoria do Construcionismo de Seymour Papert para o trabalho com Linguagem LOGO e nos estudos de Pavanello e Freudenthal sobre o Ensino de Geometria. O estudo envolveu professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). A pesquisa aplicada constou de seis encontros de formação, nos quais se refletiu sobre: a trajetória do Ensino de Geometria no Brasil, as orientações atuais contidas nos documentos oficiais do Ministério da Educação e o uso de recursos tecnológicos no Ensino de Geometria. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO e possibilidades de projetos a serem desenvolvidos com os alunos nas escolas. Do ponto de vista metodológico, a abordagem foi qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de questionários sobre o perfil do grupo participante, uso de recursos tecnológicos e sobre o software da Linguagem LOGO, diário de bordo e áudio e vídeo dos encontros de formação continuada. As atividades desenvolvidas com os professores envolveram materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, software Linguagem LOGO, artigos científicos de contexto histórico e o uso de recursos tecnológicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Como produto final, apresenta-se um manual pedagógico na forma de um e-book que tem por finalidade fornecer aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, interessados no assunto, informações sobre o uso da Linguagem LOGO e o Ensino de Geometria, especificamente, lateralidade, movimentação no espaço e ângulos.
Abstract: This work aimed to use the LOGO language in Geometry Education in Continuing Education Course for Teachers of Elementary Education initial years. Therefore, it based itself on Constructivist Theory of Jean Piaget at the Constructivism Theory of Seymour Papert to work with LOGO language and studies of Pavanello and Freudenthal on Geometry Teaching. The study involved teachers of Years Elementary initial School of Ponta Grossa city, (PR). Applied research consisted of six training sessions, which was reflected on the trajectory of Geometry Education in Brazil, the current guidance contained in official documents of the Ministry of Education and the use of technological resources on the Geometry teaching. It was worked with the basics of language LOGO and project opportunities to be developed with students in schools. From a methodological point of view the qualitative approach to interpretation, with participant observation. Data were collected from questionnaires on the profile of the participant group, use of technological resources and the software language LOGO, log book and audio and video of continuing education meetings. The activities developed with teachers involved manipulatives, technology resources, language LOGO, scientific articles of historical context and the use of the technological resources. The results show the validity of continuing education work through the teacher trainer and researcher providing reflective activities, practices, challenging and pleasurable. As a final product, it presents a teaching manual in the form of an e-book which aims to provide teachers of the Early Years of elementary school, interested in the subject, information on the use of language LOGO and the geometry of Education, specifically, laterality, movement in space and angles.
Descrição: Acompanha: Geometria & linguagem: uma proposta de ensino para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2488
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Almeida, Maria de Fátima Mello de_2015.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Almeida, Maria de Fátima Mello de_2015_1.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.