Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2487
Título: Ensino de programação de computadores: uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel
Título(s) alternativo(s): Teaching of computer programming: a proposal for a practical approach based on Ausubel
Autor(es): Berssanette, João Henrique
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Programação (Computadores) - Estudo e ensino
Aprendizado do computador
Ausubel, David Paul, 1918-
Computer programming - Study and teaching
Machine learning
Ausubel, David Paul, 1918-
Data do documento: 31-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BERSSANETTE, João Henrique. Ensino de programação de computadores: uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: A aprendizagem de programação de computadores é essencial para todas as carreiras ligadas a computação e informática, entretanto percebe-se que parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades em assimilar e aplicar certos conceitos. Esta pesquisa buscou elaborar uma proposta de abordagem prática, baseada na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando/valorizando a interação com a máquina e expondo os estudantes mais cedo ao uso prático do computador para o ensino de programação. Com base na revisão de literatura referente as dificuldades no processo de ensino/aprendizagem de programação de computadores, e também nas propostas existentes, elaborou-se uma proposta de abordagem para as disciplinas introdutórias de programação. Esta proposta foi submetida a um teste piloto, seguido de uma pesquisa experimental, onde foram conduzidas aplicações da proposta pelo professor pesquisador. A partir da coleta de dados de documentos oficiais como diários de classes e avaliações, foi realizada uma comparação qualitativa entre a proposta de abordagem e a abordagem tradicional da disciplina. A análise dos dados, indicou resultados positivos a exposição dos estudantes mais cedo ao uso prático do computador, e a assuntos que normalmente são vistos primeiramente de maneira conceitual. Além disso, a proposta de abordagem desenvolvida possibilitou aos alunos verem os conteúdos mais vezes, o que pode contribuir para a aquisição de experiência em programação.
Abstract: Learning computer programming is essential for all careers in computing and information technology. However, a significant part of student presents difficulties in learning and applying certain concepts. This research aimed to develop a practical approach, based on the theory of meaningful learning, emphasizing / valuing the interaction with machine and exposing students earlier to a practical use of computers for teaching programming. Based on the literature review concerning the difficulties in teaching / learning computer programming, and also on existing proposals, it was drawn up a approach to introductory courses in programming. This proposal was submitted to a pilot test, followed by an experimental research conducted by research professor. From the collection of official documents such as daily classes and evaluations, a qualitative comparison was made between the proposal and the traditional approach to discipline. Data analysis indicated that an earlier exposure to a practical use of the computer and to matters usually first seen conceptually are positive for students. Moreover, this proposal enabled the students to see content more often. It may contribute to the acquisition of programming experience.
Descrição: Acompanha: Uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel para o ensino de programação de computadores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2487
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Berssanette, João Henrique_2016.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Berssanette, João Henrique_2016_1.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.