Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24869
Título: Análise experimental sobre o efeito da armadura de cisalhamento em vigas submetidas a cargas de impacto
Autor(es): Prado, Jessica Aleixo do
Orientador(es): Bueno, Jeferson Rafael
Palavras-chave: Vigas de concreto
Cisalhamento
Resistência de materiais
Treliças (Construção civil)
Concrete beams
Shear (Mechanics)
Strength of materials
Trusses
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PRADO, Jessica Aleixo do. Análise experimental sobre o efeito da armadura de cisalhamento em vigas submetidas a cargas de impacto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: As vigas de concreto armado presentes em estruturas de pontes, viadutos e passarelas normalmente estão sujeitas a sofrerem desgaste, não só por ações de ventos e chuvas, mas também através de impactos diretos na estrutura, podendo chegar à ruína. Devido a notícias recentes envolvendo quedas de viadutos e passarelas, e ao fato de que a análise da armadura de cisalhamento em vigas de concreto armado submetidas a carregamentos excepcionais é pouco explorada no cenário acadêmico brasileiro, considerou-se importante a realização deste trabalho. Para a análise da armadura de cisalhamento em vigas de concreto armado submetidas a cargas de impacto, foi realizado um estudo experimental em duas vigas de concreto armado, uma com a armadura de cisalhamento a 90° da armadura longitudinal, e a outra com a armadura de cisalhamento a 45° da armadura longitudinal. As vigas foram submetidas ao mesmo número de impactos, e assim, pôde-se analisar o comportamento de ambas. Deste experimento, conclui-se que a disposição das armaduras transversais influencia no modo como surgem as fissuras nas vigas e, em relação à resistência, verificou-se que as armaduras de cisalhamento dispostas a 45° possibilitam um melhor comportamento conjunto dos mecanismos de resistência da viga.
Abstract: The reinforced concrete beams in bridges, viaducts and footbridges are often subject to wear and tear, not only by wind and rain, but also by direct impacts on the structure, which can lead to ruin. Due to recent reports of falls of viaducts and footbridges, and the fact that the shear reinforcement analysis in reinforced concrete beams submitted to exceptional loads is lightly explored in the Brazilian academic scenario, it was considered important to develop this study. For the analysis of the shear reinforcement in reinforced concrete beams submitted to impact loads, an experimental study was carried out on two reinforced concrete beams: one with 90 ° shear reinforcement of the longitudinal reinforcement; and the other with the shear reinforcement at 45 ° of the longitudinal reinforcement. The beams were subjected to equal number of impacts, and thus, the behavior of both beams could be analyzed. From this experiment, it was concluded that the arrangement of the shear reinforcement influences the way in which the cracks appear in the beams and, in relation to the resistance, it was verified that the shear reinforcements arranged at 45 ° allow a better joint behavior of the resistance mechanisms of the beam.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24869
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
armaduracisalhamentovigasimpacto.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.