Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760
Título: Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
Título(s) alternativo(s): Fluid dynamics study applied to a energy efficiency prototype for Shell Eco-marathon competitions
Autor(es): Tonet, Christian Roberto
Orientador(es): Rossetto, Diego Rizzotto
Palavras-chave: Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Medição
Energia - Consumo - Análise
Aerodinâmica
Automóveis - Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Electric power consumption
Electric power - Measurement
Energy consumption - Analysis
Aerodynamics
Automobiles - Aerodinamics
Computational fluid dynamics
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TONET, Christian Roberto. Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: Este estudo aborda a questão relacionada a aerodinâmica veicular, buscando as principais referências, com o objetivo de traçar a relação entre consumo de combustível e aerodinâmica, uma vez que, o arrasto surge como uma força opositora do movimento. Devido ao grande interesse da população por meios automotivos que poluam menos o meio ambiente, as empresas do setor pesquisam ferramentas que antecipem maior eficiência, tanto no sentido social quanto econômico. Para tanto, visa os eventos da Shell Eco-marathon, baseando-se no crescimento da Equipe de Eficiência Energética Pato a Jato, em virtude do grande número de estudantes de diversos países participando. Apresentando pesquisa bibliográfica sobre o tema e, por fim, as considerações finais, que incluem principais elementos abordados, limitações da pesquisa, e sugestões para trabalhos futuros.
Abstract: This study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means that pollute less the environment, the companies of the sector research tools that anticipate greater efficiency, both socially and economically way. To do so, it targets the Shell Eco Marathon events, based on the growth of the Pato a Jato Energy Efficiency Team, due to the large number of students from different countries participating. Presenting bibliographic research on the subject and, finally, the final considerations, which include the main elements covered, limitations of the research, and suggestions for future work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2019_1_04.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.