Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTonet, Christian Roberto-
dc.date.accessioned2021-04-14T18:51:39Z-
dc.date.available2021-04-14T18:51:39Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationTONET, Christian Roberto. Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760-
dc.description.abstractThis study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means that pollute less the environment, the companies of the sector research tools that anticipate greater efficiency, both socially and economically way. To do so, it targets the Shell Eco Marathon events, based on the growth of the Pato a Jato Energy Efficiency Team, due to the large number of students from different countries participating. Presenting bibliographic research on the subject and, finally, the final considerations, which include the main elements covered, limitations of the research, and suggestions for future work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Mediçãopt_BR
dc.subjectEnergia - Consumo - Análisept_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Aerodinâmicapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectElectric power - Measurementpt_BR
dc.subjectEnergy consumption - Analysispt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Aerodinamicspt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.titleEstudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathonpt_BR
dc.title.alternativeFluid dynamics study applied to a energy efficiency prototype for Shell Eco-marathon competitionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a questão relacionada a aerodinâmica veicular, buscando as principais referências, com o objetivo de traçar a relação entre consumo de combustível e aerodinâmica, uma vez que, o arrasto surge como uma força opositora do movimento. Devido ao grande interesse da população por meios automotivos que poluam menos o meio ambiente, as empresas do setor pesquisam ferramentas que antecipem maior eficiência, tanto no sentido social quanto econômico. Para tanto, visa os eventos da Shell Eco-marathon, baseando-se no crescimento da Equipe de Eficiência Energética Pato a Jato, em virtude do grande número de estudantes de diversos países participando. Apresentando pesquisa bibliográfica sobre o tema e, por fim, as considerações finais, que incluem principais elementos abordados, limitações da pesquisa, e sugestões para trabalhos futuros.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee1Gomes, Francisco Augusto Aparecido-
dc.contributor.referee2Nakaura, Marcio Tadayuki-
dc.contributor.referee3Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2019_1_04.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.